Economia Procon
Procon-PR lança plataforma inovadora para consulta de dados de atendimento
Com o objetivo de aprimorar a transparência e facilitar o acesso a informações, o Procon-PR lança uma nova plataforma de Business Intelligence, oferecendo dados detalhados e acessíveis a todos os interessados
30/08/2024 10h05
Por: João Livi Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nesta quinta-feira (29), a Secretaria da Justiça e Cidadania, através da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), apresentou uma nova plataforma de Business Intelligence (BI) chamada Procon-PR em Números. Desenvolvida em parceria com a Celepar, a ferramenta visa facilitar o acesso de consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa aos dados de atendimento do órgão de maneira ágil e intuitiva.

A plataforma Procon-PR em Números é uma atualização da ferramenta anterior, permitindo agora novas formas de filtragem de dados, como segmentos, empresas, perfil do consumidor, tipo de reclamação e índice de resolutividade. Além disso, oferece informações detalhadas sobre o total de atendimentos, tramitação e rankings.

“O Governo do Paraná é reconhecido pela sua transparência pública, e o Procon-PR segue essa mesma linha, permitindo que tanto empresas quanto consumidores possam melhorar suas relações comerciais e serviços prestados”, afirmou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Gustavo Barbosa, diretor-presidente da Celepar, destacou a importância da nova ferramenta: “Nosso objetivo na Celepar é sempre facilitar a vida do cidadão. Com a plataforma Procon-PR em Números, desenvolvida pela nossa equipe de BI, entregamos uma ferramenta que coloca informações importantes ao alcance de todos, ajudando as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e reforçando nosso compromisso com a transparência e a eficiência no serviço público.”

Os dados dos reclamantes, como nomes, CPF ou endereço, são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados e não aparecem nas consultas. A nova plataforma disponibiliza dados a partir de 2 de maio de 2022, enquanto os dados do Sindec (Sistema de Acolhimento de Reclamações) de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam acessíveis para consulta pública.

“Saber se as empresas têm reclamações e como elas são resolvidas é de grande utilidade para os consumidores na tomada de decisões, ou seja, se vão ou não contratar determinado fornecedor”, explicou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

As consultas podem ser realizadas no site do órgão, e as reclamações podem ser feitas através dos canais de atendimento virtuais e presenciais. O link de acesso é este: CLIQUE AQUI ou neste CANAL DE ATENDIMENTO VIRTUAL.