Empreender Cidade empreendedora
Municípios do Paraná avançam no desenvolvimento com apoio do Cidade Empreendedora
No PRacelerar 2025, 177 cidades foram reconhecidas por resultados no fortalecimento dos ambientes de negócios
04/10/2025 09h21
Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
Participantes do PRacelerar 2025 durante o reconhecimento dos municípios em Foz do Iguaçu. (Foto: Jean Pavão/Camila Pauleski)

O Paraná deu mais um passo rumo à consolidação de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Durante o PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambientes de Negócios, encerrado em Foz do Iguaçu, 177 municípios foram reconhecidos pelos avanços obtidos dentro do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/PR.

O programa atua em 10 eixos estratégicos que vão da desburocratização e compras governamentais até inovação, sustentabilidade, crédito e cooperativismo. O objetivo é oferecer suporte para que municípios criem condições de crescimento econômico, com foco especial em micro e pequenas empresas, responsáveis por mais de 90% dos empregos locais.

Continua após a publicidade

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Rubens Palma, a simplificação de processos é um dos principais motores dessa transformação. A adoção de atividades de baixo risco, por exemplo, estimula a abertura de empresas, amplia a arrecadação e fortalece a circulação de recursos na economia regional.

Resultados mensurados

O impacto do programa pode ser observado por meio do IDAN-M (Índice de Desenvolvimento de Ambientes de Negócios). Em 2024, os municípios participantes registraram média de 81 pontos em uma escala de 0 a 100, enquanto cidades fora da iniciativa ficaram na média de 50 pontos.

Os efeitos já são sentidos em várias regiões. Em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, foi criado o comitê Inova Jandaia, que, em parceria com o IFPR, trouxe eventos e feiras voltados à inovação e capacitação.

No Oeste, o município de Candói implantou um comitê gestor municipal que uniu entidades locais e melhorou o atendimento a microempreendedores individuais (MEIs).

Em Ponta Grossa, o programa está presente desde 2011 e ajudou a transformar a relação do município com os pequenos negócios, que hoje representam 94% dos empreendimentos no estado.

Convergência de esforços

Entre 1º e 3 de outubro, o PRacelerar reuniu em Foz do Iguaçu mais de 200 lideranças, secretários municipais, agentes de desenvolvimento e especialistas. A programação trouxe palestras e workshops sobre políticas públicas, mudanças climáticas, sustentabilidade e inteligência artificial.

Para César Reinaldo Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, o encontro simbolizou a união de forças em prol da construção de um ecossistema sólido de negócios. “Foi um momento de aprendizado, de troca e de construção coletiva em torno de um objetivo comum: fortalecer os ambientes de negócios nos municípios, com foco nas micro e pequenas empresas”, destacou.