Cidades Contorno Palotina
Obras do contorno viário de Palotina atingem 75% e avançam acima do previsto
Com 15,2 km de extensão e investimento de R$ 170 milhões, rodovia vai desviar fluxo de caminhões da área urbana e reforçar segurança viária na região Oeste
02/10/2025 11h05
Por: João Livi Fonte: C.Vale e DER
Obras do contorno viário de Palotina já alcançaram 75% de execução e seguem adiantadas em relação ao cronograma. (Imagem: Google Maps)

O contorno viário de Palotin, alcançou 75% de execução em setembro e segue em ritmo mais acelerado do que o planejado. O empreendimento, que terá 15,2 quilômetros de extensão, deve transformar a mobilidade no município, retirando o tráfego pesado da área urbana e criando um corredor estratégico para o transporte de cargas e passageiros com destino ao complexo agroindustrial da C.Vale e a outras empresas da região.

No encerramento do 14º mês de trabalho, os três trechos em execução apresentaram índices expressivos:

Continua após a publicidade

O asfaltamento já está praticamente finalizado, restando apenas 6% da pavimentação prevista. O desafio dos próximos meses será a conclusão do viaduto sobre o trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale, na PR-182, que liga Palotina a Toledo. Para viabilizar a estrutura, está em andamento o remanejamento da rede elétrica de alta tensão, iniciado em 28 de setembro e com execução prevista ao longo de outubro.

Investimento e força de trabalho

A obra é conduzida pela Construtora Castilho, que em setembro empregou 171 trabalhadores e 64 máquinas e implementos nos três trechos. O investimento é de quase R$ 170 milhões, repassados pelo Governo do Paraná à C.Vale, responsável pela gestão do projeto desde agosto de 2024.

O prazo contratual prevê a entrega para o final de março de 2026, mas o avanço acima da meta — 75% executado contra 73% previsto — sinaliza cumprimento rigoroso do cronograma.

PR-975: um novo eixo de mobilidade

O contorno será incorporado à malha rodoviária estadual como PR-975, consolidando-se como uma rota estratégica para o escoamento da produção agroindustrial. Além de garantir mais agilidade logística, o desvio deve reduzir o tráfego de caminhões e ônibus dentro da área urbana de Palotina, aumentando a segurança de motoristas e pedestres.

Com o avanço da obra, o contorno viário já é considerado uma das principais intervenções de infraestrutura em andamento no Oeste do Paraná, símbolo da integração entre governo estadual e iniciativa cooperativista para impulsionar o desenvolvimento regional.