Empreender PRacelerar
PRacelerar discute negócios, tecnologia e sustentabilidade para transformar municípios do Paraná
Encontro estadual reúne em Foz do Iguaçu mais de 200 cidades em debates sobre inovação, gestão pública e empreendedorismo
02/10/2025 08h59
Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
Abertura do PRacelerar 2025 em Foz do Iguaçu reuniu representantes de 200 municípios paranaenses. (Foto: Adriano Oltramari)

Começou nesta quarta-feira (1º), em Foz do Iguaçu, o PRacelerar 2025 – Encontro Estadual de Ambiente de Negócios, promovido pelo Sebrae/PR. O evento reúne agentes de desenvolvimento de 200 municípios paranaenses, gestores públicos e especialistas para debater políticas públicas, sustentabilidade, mudanças climáticas, inteligência artificial e inovação. A programação segue até sexta-feira (3).

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, do diretor-técnico, César Reinaldo Rissete, da coordenadora do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, Silvana Ribeiro Pereira, do assessor da Casa Civil e chefe do Centro Estadual de Desburocratização, coronel Jean Puchetti, e do gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha.

Continua após a publicidade

Tioqueta ressaltou que o encontro fortalece a articulação entre governo, lideranças e empreendedores. Para ele, o evento “representa a evolução de uma caminhada coletiva, criando condições para acelerar um Paraná mais inovador, sustentável e favorável às micro e pequenas empresas”.

Hoje, 94% das empresas do Paraná são micro e pequenas, responsáveis por 64% dos empregos gerados até julho de 2025 e por 36,4% do PIB estadual.

Ambientes favoráveis ao empreendedorismo

Durante sua apresentação, Rissete destacou a importância de valorizar oportunidades locais para que as pessoas permaneçam nos municípios, gerando renda e produção. Ele também lembrou que estão abertas até 28 de novembro as inscrições para o Prêmio Prefeitura Empreendedora, que reconhece boas práticas municipais em apoio aos pequenos negócios.

Atualmente, o Paraná tem mais de 230 agentes de desenvolvimento atuando em programas como o Cidade Empreendedora, presente em 202 municípios.

Menos burocracia, mais agilidade

Outro destaque foi a apresentação do coronel Jean Puchetti, assessor da Casa Civil, sobre o programa Descomplica Paraná, implantado em 2023 em parceria com o Sebrae e as prefeituras. A plataforma digital simplificou a abertura de empresas, reduzindo a burocracia e colocando o Paraná entre os estados mais ágeis do país, com tempo médio de 8,9 horas para novos registros.

Segundo Puchetti, em apenas um ano a iniciativa acrescentou R$ 384 milhões ao PIB estadual.

Sustentabilidade como eixo estratégico

A programação também reservou espaço para discutir sustentabilidade. O geógrafo e mestre em Ciências Ambientais, Jonas dos Santos, mostrou como políticas ambientais podem gerar negócios e novas fontes de renda, com destaque para ativos como créditos e bônus de carbono, CPR verde e crédito de biodiversidade.

“Cuidar da área ambiental é também uma chance de negócio”, afirmou.

Até o encerramento, o PRacelerar abordará temas como inteligência artificial, liderança, uso estratégico de dados e instrumentos de gestão capazes de transformar realidades locais e impulsionar o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses.