Turismo Aeroporto de Foz
Foz do Iguaçu ganha homologação de pista ampliada e avança para receber voos intercontinentais
Extensão para 2.705 metros marca novo capítulo na conectividade aérea e turística do Paraná
01/10/2025 15h30
Por: João Livi Fonte: Secretaria de Estado de Turismo
Pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu agora tem 2.705 metros e está pronta para receber voos intercontinentais. (Foto: Jonathan Campos/AEN)

A partir desta quarta-feira (2), o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) passa a operar com sua pista ampliada e homologada, alcançando 2.705 metros de extensão e 45 de largura. A autorização federal conclui um processo iniciado em 2021, quando a obra foi entregue com investimento de R$ 53 milhões em convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional.

O novo comprimento será considerado em todos os planos de voo e manuais das companhias aéreas, garantindo mais segurança, permitindo pousos e decolagens de aeronaves de maior porte e viabilizando rotas mais distantes. Com isso, Foz do Iguaçu se insere definitivamente no mapa de voos intercontinentais, inclusive para destinos como os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Um marco para a infraestrutura

Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a homologação é resultado de planejamento iniciado antes da concessão do aeroporto: “Agora a cidade está pronta para receber voos sem restrições. Mudamos de patamar".

O ato se soma a outros grandes investimentos que transformam a mobilidade regional, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, a Perimetral Leste com a Ponte da Integração e o futuro Centre Pompidou Paraná.

Impacto no turismo

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destaca o impacto direto na atração de visitantes: “É uma porta de entrada ainda maior para o Estado. Novas companhias poderão iniciar operações e outras retornar ao mercado. O fluxo de turistas vai crescer".

Dados comprovam a força da cidade como destino. Entre janeiro e agosto, 1,4 milhão de passageiros passaram pelo terminal iguaçuense, enquanto o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, registrou mais de 4 milhões. Somados, os aeroportos internacionais do Paraná receberam 5,5 milhões de viajantes no período. Só em agosto, o terminal de Foz movimentou 197 mil passageiros em 1.250 operações.

No mesmo período, os atrativos turísticos de Foz receberam 3.307.817 visitantes, reforçando a vocação do Oeste paranaense. “Foz é nossa grande referência em turismo nacional e internacional. Esses números mostram o quanto estamos acertando na promoção do Estado”, afirmou o secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos.

Estrutura em expansão

Além da pista, a concessionária Motiva, atual responsável pela gestão do aeroporto, já aplicou R$ 396 milhões em melhorias. Entre as obras estão: