Esportes Badminton
Badminton chega a 50 escolas públicas do Paraná com novo programa de incentivo
Projeto vai beneficiar mais de 12 mil estudantes com kits, capacitação de professores e participação em competições
01/10/2025 14h05 Atualizada há 5 horas
Por: João Livi Fonte: Federação Paranaense de Badminton
Projeto de incentivo ao Badminton vai beneficiar mais de 12 mil estudantes em 50 escolas públicas do Paraná. (Foto: Divulgação)

A Federação Paranaense de Badminton lança em outubro uma nova edição de seu programa de incentivo ao ensino da modalidade nas escolas públicas do estado. A iniciativa deve impactar diretamente mais de 12 mil alunos, ampliando o acesso ao esporte em diferentes regiões do Paraná.

O projeto é viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e prevê a distribuição de kits de Badminton, a capacitação de professores de Educação Física e a isenção da taxa de inscrição em competições estaduais para os estudantes das escolas participantes. Os materiais ficarão disponíveis nas instituições, permitindo que o esporte faça parte das aulas regulares e de eventos escolares.

Continua após a publicidade

Democratização do acesso

Segundo o presidente da Federação, Cristian de Castro Rodrigues, a proposta é continuar expandindo o alcance da modalidade:
“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao Badminton, levando material de qualidade e capacitação para escolas que muitas vezes não têm condições de adquirir os equipamentos. Assim, damos a oportunidade para que mais alunos conheçam o esporte e possam sonhar com novas conquistas.”

Interior fortalecido

Ao longo de 12 meses, estudantes de 50 escolas públicas serão beneficiados. Além de Curitiba, cidades como Ampére, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Cruzeiro do Sul, Francisco Beltrão, Guaraniaçu, Guaratuba, Londrina, Mariluz, Morretes, Paranaguá, Paranapoema, Ponta Grossa, Renascença, São João do Caiuá, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Umuarama tornam-se polos de difusão da modalidade.

Crescimento da modalidade

O fortalecimento do projeto acompanha o avanço do Badminton no estado. O Paraná foi o estado mais representado na primeira etapa do Circuito Nacional de 2025, com 131 atletas entre 455 competidores de 15 estados. Já no Circuito Paranaense de 2024, mais de 400 atletas disputaram em categorias que vão da Sub-11 à Master.

“Esse crescimento mostra o interesse dos jovens pela modalidade. Nos últimos anos, tivemos atletas revelados em escolas públicas que chegaram a competições nacionais e internacionais. Com a chegada do projeto a mais cidades, novas histórias de sucesso certamente vão surgir”, acrescenta Rodrigues.

Esporte como ferramenta de inclusão

O programa reforça o papel do esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento social e formação de talentos. Ao levar o Badminton para dentro das escolas, a Federação amplia as possibilidades para que crianças e adolescentes tenham acesso a uma prática esportiva em expansão e que já rende frutos expressivos no cenário nacional.