Educação Justiça e Cidadania
Formatura aproxima justiça da sala de aula: projeto reúne estudantes e autoridades em Marechal Cândido Rondon
“Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola” encerra ciclo com premiação de redações e quase 1.200 alunos atendidos na comarca
30/09/2025 17h17
Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
Formandos do 5º ano lotam o Auditório Ecos da Liberdade na solenidade do projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola”, em Marechal Cândido Rondon. (Foto: Divulgação)

O Auditório Ecos da Liberdade recebeu, na tarde desta terça-feira (30), a formatura de mais uma turma do projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola”, iniciativa que aproxima estudantes do 5º ano das redes pública e privada do funcionamento do Poder Judiciário e de temas como cidadania, direitos, deveres e responsabilidade social.

Ao longo de 2025, o programa alcançou 30 escolas, envolvendo 62 turmas e quase 1.200 alunos da comarca de Marechal Cândido Rondon, que abrange Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes. As atividades começaram em agosto e foram executadas em parceria entre a Vara de Família e Anexos da comarca rondonense, representada pelo juiz Renato Cigerza, e as secretarias municipais de Educação.

Continua após a publicidade

A trilha pedagógica teve múltiplas etapas e culminou na produção de redações pelos estudantes. Os melhores textos receberam premiação durante a solenidade, em reconhecimento ao empenho e à criatividade das turmas participantes.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Adriano Backes, do juiz Renato Cigerza, de representantes de municípios vizinhos, do secretário municipal de Educação, João Carlos Klein, do diretor-presidente da Copagril, Eloi Podkowa, além de outras autoridades, educadores e familiares. Para os organizadores, a iniciativa se consolida como ferramenta de formação cidadã, oferecendo experiências práticas de aprendizagem sobre a justiça e o papel de cada cidadão na comunidade.