Meio Ambiente Consumo elevado
Você sabia que: consumo de água dispara no fim de semana e pressiona a rede em Marechal Cândido Rondon
Com produção já no limite de 14.700 m³/dia, picos às sextas e sábados chegaram a 15.772 m³/dia em setembro e forçam manobras do SAAE
30/09/2025 15h27
Por: João Livi Fonte: SAAE
Sexta e sábado concentram lavagens e faxinas; demanda estoura a capacidade média (14.700 m³/dia) e pressiona o abastecimento. (Foto: Freepik)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon alerta: a captação e o tratamento já operam no teto operacional. Em dias normais, sem turbidez elevada e com todos os sistemas a pleno, a produção média na sede é de 14.700 m³/dia. Em setembro/2025, o volume efetivamente distribuído ficou em 14.468 m³/dia, mas, nos picos de consumo - sobretudo sextas-feiras e sábados - o total saltou a 15.772 m³/dia, ultrapassando a capacidade e pressionando a rede.

O consumo domiciliar cresce com tarefas concentradas no fim de semana: lavagem de roupas, veículos, calçadas, faxinas, além de lazer e eventos. A produção não acompanha essa explosão de demanda, porque já está no máximo.

Continua após a publicidade

Por que a pressão cai

Segundo o diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier, “a quantidade de água captada e tratada não aumenta aos finais de semana - o que muda é a quantidade consumida. O que provoca a baixa pressão e, em alguns casos, a falta temporária de água, não é a ausência de produção, mas sim o excesso de consumo em comparação à capacidade já máxima do sistema”.

Para reduzir impactos, o SAAE realiza manobras operacionais, como fechamentos noturnos em algumas indústrias e regiões, redirecionando água para áreas residenciais. Sem essas medidas, os transtornos seriam maiores, pois a demanda ultrapassaria com folga o volume disponível para distribuição.

Três atitudes que fazem diferença