Cidades Complexo Social
Toledo anuncia construção do Complexo Social Cidade da Pessoa Idosa: obra terá investimento de R$ 7,9 milhões
Estrutura homenageará José Carlos Schiavinato e deve beneficiar mais de 22 mil idosos do município
26/09/2025 15h10 Atualizada há 22 horas
Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
Autoridades municipais e representantes da comunidade durante o anúncio da construção do Complexo Social Cidade da Pessoa Idosa. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Toledo deu um passo histórico nesta sexta-feira (26) ao anunciar a construção do Complexo Social Cidade da Pessoa Idosa, que abrigará o novo Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) no Jardim Panorama/São Francisco. O empreendimento, estimado em quase R$ 7,9 milhões e já garantido pelo Governo do Estado, vai transformar a política municipal de atenção à terceira idade.

O projeto contempla 2.111 metros quadrados de área construída, distribuídos em salas multiuso, academia, auditório com palco e camarim, piscina para hidroginástica, consultórios médicos, sala de fisioterapia, espaço para artes e dança, além de cozinha, área administrativa e ambientes de convivência. O terreno, localizado na Rua Célia Mazaferro, esquina com a Rua Ernesto de La Costa, possui 4.536 metros quadrados.

Continua após a publicidade

Homenagem a Schiavinato

O Decreto Municipal nº 1629/2025 batiza a estrutura em memória do ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal José Carlos Schiavinato, reconhecido como idealizador dos Certis em Toledo. A decisão reforça a importância de sua contribuição para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

O Complexo vai reunir programas de cinco secretarias municipais - Desenvolvimento Humano e Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e Meio Ambiente - e oferecerá iniciativas como Mexendo o Esqueleto, Conexão Plena, 60+ Cidadania e Bolsa Protagonista 60+. A proposta é ampliar o acesso à saúde, lazer, cultura e autonomia para uma população idosa estimada em 22 mil pessoas.

Cronograma da obra

Com projeto técnico e orçamentário já aprovados pelo Governo do Estado, o município aguarda apenas a liberação da documentação estadual para abrir o processo de licitação, previsto para ocorrer em três a quatro meses. A ordem de serviço deve ser assinada no início de 2026, e a execução das obras levará cerca de 18 meses.

O anúncio foi feito pelo prefeito Mario Costenaro, ao lado do vice-prefeito Lucio De Marchi, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Também participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Lusineide Clemente Benicio Leal, o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Panorama, Bruno Godoi da Silva, e o presidente do Grupo de Idosos do bairro, Daniel Valverde da Costa.