Agronegócio Alerta Adapar
Vacinação contra raiva passa a ser obrigatória em 30 municípios do Oeste do Paraná
Medida da Adapar busca conter avanço da doença que ameaça rebanhos e saúde pública
26/09/2025 08h19
Por: João Livi Fonte: Adapar
Técnicos da Adapar intensificam orientações sobre biosseguridade e vacinação contra a raiva em municípios do Oeste do Paraná. (Foto: Freepick)

A vacinação contra a raiva passa a ser obrigatória em 30 municípios do Oeste do Paraná a partir desta quinta-feira (25). A determinação, oficializada pela portaria nº 368/2025 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), é válida para herbívoros domésticos a partir de três meses de idade, incluindo bovinos, búfalos, cavalos, mulas, asnos, ovelhas e cabras.

A decisão considera fatores como o histórico de focos nos últimos anos, a proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu, áreas de risco compartilhado de transmissão e o elevado número de pessoas que precisaram de tratamento após contato com animais suspeitos.

Continua após a publicidade

Crescente preocupação

Somente em 2024, o Paraná confirmou 227 focos de raiva, sendo mais da metade registrados nas regionais de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro de 2025, já foram contabilizados 166 focos em 41 municípios, dos quais 81 estão na região Oeste.

Para a Adapar, a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, evitando prejuízos econômicos e riscos à saúde humana. Os produtores terão prazo de seis meses para imunizar seus animais.

Mobilização intensificada

Junto à obrigatoriedade, a Adapar promove o projeto “Adapar Educa à Campo – Enfrentamento Contra a Raiva dos Herbívoros”, que entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro levará palestras em escolas, encontros com sindicatos rurais, visitas técnicas e ações de orientação direta em Cascavel e municípios vizinhos.

Cerca de 40 servidores estarão envolvidos nas atividades, que se encerram no dia 2 de outubro, em evento na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel, reunindo gestores e entidades parceiras.

Municípios com vacinação obrigatória

A portaria nº 368/2025 da Adapar estabelece a obrigatoriedade da vacinação contra a raiva nos seguintes municípios do Oeste do Paraná:

Situação em Marechal Cândido Rondon

Marechal Cândido Rondon não está entre os municípios que terão a vacinação obrigatória neste momento. No entanto, a Adapar alerta que todo o Oeste do Paraná é considerado área de risco elevado, devido à circulação do morcego hematófago e ao registro recorrente de casos na região.
Assim, embora não esteja na lista da portaria, a orientação é de que produtores de Marechal Rondon adotem medidas preventivas, incluindo a vacinação voluntária dos rebanhos, para reduzir a exposição e proteger tanto os animais quanto a saúde pública.