O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon reforça a importância de cada imóvel contar com caixa d’água instalada. O reservatório domiciliar, além de ser prevista em lei, garante mais segurança, evita transtornos em caso de manutenções e assegura a continuidade no fornecimento de água.
A recomendação segue normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A NBR 5626:2020 – Instalação predial de água fria determina que todo imóvel disponha de um reservatório com capacidade suficiente para suprir o consumo diário de seus ocupantes.
Segundo o SAAE, a caixa d’água funciona como um recurso de proteção em situações de interrupções temporárias, como reparos e manutenções na rede. Também ajuda a manter a pressão adequada da água que entra no imóvel, reduzindo riscos de sobrecarga em tubulações, entupimentos e até mesmo o retorno de água contaminada para dentro das residências.
Para o diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier, o reservatório deve ser visto como aliado da população. De acordo com ele, além de evitar desabastecimento, quando bem cuidado, contribui diretamente para a saúde das famílias rondonenses.
A ABNT recomenda que o consumo mínimo diário de água seja calculado entre 150 e 200 litros por pessoa. Com base nisso, os tamanhos adequados de reservatórios seguem a seguinte proporção:
1.000 litros – atende de 5 a 6 pessoas
750 litros – atende de 3 a 5 pessoas
500 litros – atende de 2 a 3 pessoas