Economia Tecnologia financeir
Sicredi aposta em inteligência artificial para acelerar liberação de créditos de consórcios
Solução inédita reduziu em até três vezes o tempo de análise documental e já está disponível em todo o sistema da cooperativa
24/09/2025 14h40
Por: João Livi Fonte: Sicredi
Thiago Rossoni, diretor de Produtos e Serviços do Sicredi, destaca que a inteligência artificial reforça a eficiência sem abrir mão do relacionamento humano com os associados. (Foto: Divulgação)

O Sicredi deu um passo estratégico ao implementar uma solução baseada em Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e Inteligência Artificial Generativa. O objetivo é otimizar a análise de documentos nos processos de crédito de consórcios de bens novos com registro, setor em que a cooperativa vem registrando forte expansão.

Neste ano, o Sicredi já alcançou R$ 57,8 bilhões em créditos sob gestão. Apenas em 2024, foram comercializados R$ 14,9 bilhões em créditos de consórcio, um crescimento de 31,9% em relação ao ano anterior. Esse desempenho consolidou a instituição como a 7ª maior administradora de consórcios do país em número de cotas sob gestão.

Continua após a publicidade

Como funciona a tecnologia

O sistema utiliza o OCR para extrair dados brutos de documentos, enquanto a Inteligência Artificial interpreta, corrige, valida as regras de segurança e decide a aceitação documental. O processo é retroalimentado, tornando a tecnologia mais eficiente a cada operação.

Na prática, o prazo médio para conclusão da análise caiu de aproximadamente seis dias para cerca de dois dias. Essa redução representa um ganho de até três vezes em agilidade.

Resultados do projeto piloto

A implementação da solução ocorreu em etapas, desde o estudo de viabilidade até o projeto piloto, realizado entre abril e junho deste ano. Participaram 17 cooperativas das mais de 100 que compõem o sistema, resultando em 357 pagamentos liberados e mais de R$ 38 milhões em créditos pagos com o suporte da IA.

“A Inteligência Artificial é uma tecnologia que serve como ferramenta de trabalho, nos auxilia a melhorar a experiência sobre os processos, gerar eficiência e identificar oportunidades de negócio. Com esta automação, melhoramos a experiência dos nossos associados, reduzimos a carga operacional no dia a dia das nossas equipes e potencializamos o tempo do nosso gerente de negócio para reforçar o nosso diferencial que é o relacionamento próximo e humano”, afirma o diretor de Produtos e Serviços do Sicredi, Thiago Rossoni.

Com a boa aceitação, a cooperativa estuda ampliar o uso da tecnologia para outros processos, reforçando o compromisso com eficiência e inovação.