Nesta terça-feira (27), a 3ª Olimpíada Mirim (Obmep) mobilizou mais de 4,4 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental em 30,7 mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), essa competição científica busca transformar a maneira como as crianças se relacionam com a matemática, utilizando abordagens lúdicas e criativas.
“A Olimpíada Mirim tem como foco tanto os estudantes quanto os professores dos primeiros anos da educação básica. O crescente número de participantes nesta edição demonstra a aceitação cada vez maior da iniciativa no ensino fundamental 1”, afirmou Marcelo Viana, diretor-geral do Impa.
A competição é dividida em duas fases, ambas realizadas nas próprias escolas. A primeira fase consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Os alunos que se destacarem nesta etapa avançarão para a segunda fase, marcada para o dia 12 de novembro, que também contará com 15 questões objetivas.
As provas são elaboradas de acordo com o nível de escolaridade dos alunos, que são divididos em dois grupos: Mirim 1 (2º e 3º ano) e Mirim 2 (4º e 5º ano).
Esta é a terceira edição da olimpíada voltada para estudantes tão jovens. O Impa iniciou a inclusão dos anos iniciais com a Obmep - Nível A, em 2018, focada nos estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Com a criação da Olimpíada Mirim em 2022, a iniciativa passou a atender também os alunos do 2º e 3º ano.
A Olimpíada Mirim-Obmep é promovida pelo Impa, com apoio da B3 Social, Capes e CNPq, e é realizada em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).