Meio Ambiente Modernização
Reforma administrativa: SAAE inicia reestruturação para modernizar serviços de saneamento
Reuniões semanais devem resultar em proposta consolidada de reformulação
17/09/2025 09h05
Por: João Livi Fonte: SAAE
Primeira reunião da comissão marca o início da revisão da estrutura administrativa do SAAE em Marechal Cândido Rondon. (Foto: Divulgação)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon deu início a um processo de transformação interna. Nesta semana, a autarquia realizou a primeira reunião da Comissão de Estudo e Revisão da Estrutura Administrativa, com a missão de atualizar a organização interna e preparar o setor para os novos desafios do saneamento básico.

O grupo de trabalho tem como referência a Lei nº 4.424, de 28 de março de 2012, e suas alterações, e pretende entregar uma proposta de reformulação da estrutura organizacional. A meta é modernizar os processos, atender às crescentes demandas operacionais e valorizar os profissionais que atuam no setor, assegurando maior eficiência na prestação dos serviços públicos.

Participação técnica e jurídica

Integram a comissão os servidores de carreira Edineia Hack Santin (Divisão de Suporte Administrativo, presidente da comissão), Raquel Patrícia Chiarani (Divisão de Recursos Humanos), Bianca Marina Lamb (Divisão de Contabilidade e Finanças), além de Rudi Bar (diretor do Departamento de Administração e Finanças) e Carlos Eduardo Kozerski (Divisão de Engenharia).

A reunião contou também com o apoio jurídico do procurador Dr. Edinei Dal Magro, com a presença do diretor técnico operacional Ângelo Rafaeli e da Controladora Geral do Município, Lurdes Forster.

De acordo com o diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier, o movimento marca um avanço significativo: “O objetivo é alinhar a estrutura à realidade atual, garantindo eficiência e motivação para todos os profissionais envolvidos".

Etapas do processo

A comissão deverá se reunir semanalmente até a conclusão dos estudos, quando será apresentada uma proposta consolidada de reformulação. A expectativa é entregar uma estrutura administrativa mais moderna e ágil, capaz de responder às necessidades da autarquia e da comunidade rondonense diante dos desafios do saneamento básico.