Mais de 5 mil sacochilas - bolsas confeccionadas em tecido leve com alças de cordão - ganharam as mãos de estudantes durante a terceira edição da UnioXP, feira de profissões da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizada nesta quinta-feira (11), em Cascavel. O material foi produzido por pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP).
A iniciativa é fruto do projeto Educar para o Futuro, em parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel e a Polícia Penal do Paraná (PPPR). Dez custodiados participaram de todo o processo: corte, costura, acabamento e serigrafia, iniciado em julho no setor de costura da penitenciária. Além das bolsas, 1.800 pães preparados por internos formados em panificação também foram servidos no lanche das equipes de trabalho do evento.
Segundo o diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrette, a ação mostra o papel social do sistema prisional, ao aproximar comunidade e pessoas privadas de liberdade. Já o presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra, destacou o compromisso das instituições em promover iniciativas que beneficiam a sociedade.
Com a participação de alunos de mais de 60 escolas de Cascavel, 14 cidades da região e caravanas vindas de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, a UnioXP deve reunir cerca de 5,5 mil estudantes. O evento apresenta mais de 20 cursos em 40 salas e laboratórios da Unioeste. Nos próximos meses, a feira ainda passará por Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.