Cidades Reconhecimento
Roberto Afonso Thomé recebe menção honrosa da Câmara de Marechal Cândido Rondon
Empresário e líder comunitário foi reconhecido pelo trabalho à frente da APAE e pelo histórico de dedicação social
09/09/2025 10h52
Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
Roberto Afonso Thomé recebe menção honrosa das mãos do vereador Fernando Nègre em reconhecimento ao trabalho comunitário e social. (Foto: Assessoria)

O empresário rondonense Roberto Afonso Thomé, conhecido como Beto, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon com menção honrosa. A entrega da comenda ocorreu na sessão desta segunda-feira (08), em reconhecimento à trajetória de vida marcada pelo empreendedorismo ético, liderança comunitária e atuação em causas sociais.

A proposta partiu do vereador Fernando Nègre e foi aprovada por unanimidade.

Atuação na APAE

O destaque da homenagem está na contribuição de Beto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marechal Cândido Rondon, entidade que presidiu em duas gestões consecutivas, desde 2020. Seu segundo mandato se encerra no fim deste ano.

Durante esse período, a instituição – que completou 50 anos de fundação no município – passou por ampla reestruturação, ampliou a capacidade de atendimento e fortaleceu os vínculos com a comunidade. A partir de 2025, a APAE deverá iniciar a construção de sua nova sede, projeto impulsionado pela gestão de Beto.

Segundo Nègre, o empresário manteve atuação incansável como voluntário, mesmo conciliando as múltiplas responsabilidades da vida profissional.

Superação pessoal

O homenageado lembrou que enfrentou a internação durante a pandemia de COVID-19, quando chegou a lutar pela própria vida. Ao receber a menção honrosa, afirmou que a missão do voluntário não é ser protagonista, mas seguir o coração. Ele dividiu o reconhecimento com os demais membros da diretoria, profissionais da APAE, famílias atendidas e empresas parceiras.

Contribuição comunitária

Além da APAE, Beto acumula participações em entidades que promovem o desenvolvimento local. Foi presidente do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), atuou como vogal da diretoria da Acimacar (2017/2018) e vice-presidente dos Núcleos Setoriais da entidade (2018/2019). É membro ativo do Rotary Club, onde foi diretor de Assuntos Humanitários nos anos rotários de 2023/2024 e 2024/2025.

Respeitado no setor imobiliário, é corretor de imóveis, perito avaliador judicial e fundador de empresas de destaque regional e estadual.

Casado há 25 anos com Luciara Ciane Port, é pai de Luana e Júlia Port Thomé.