A transformação digital acelerada, intensificada pela ampliação do trabalho remoto e pelo uso massivo de plataformas digitais, mudou o cenário do mercado de trabalho. O volume crescente de dados gerados pelas interações online exige profissionais capazes de transformar informações em inteligência estratégica para as empresas.
Segundo levantamento do LinkedIn sobre empregos em alta, a tendência é de forte demanda por especialistas em tecnologia nos próximos cinco anos. Marcus Giorgi, sócio da EXEC – consultoria especializada em recrutamento executivo – aponta oito profissões que já estão em destaque e devem ganhar ainda mais relevância.
Profissionais da área atuam na proteção de sistemas físicos e virtuais contra invasões e vazamentos. Além de identificar vulnerabilidades, desenvolvem soluções de segurança, realizam testes de proteção e treinam equipes sobre boas práticas de uso da informação.
Responsável por organizar e gerenciar ambientes de armazenamento, o engenheiro de dados garante a qualidade e a confiabilidade das informações usadas pela empresa, permitindo decisões mais assertivas e a criação de algoritmos em conjunto com cientistas de dados.
Com perfil analítico, este profissional identifica padrões, avalia tendências e aponta oportunidades de mercado. Sua atuação conecta TI e negócios, sendo fundamental para compreender o comportamento do consumidor e direcionar estratégias.
Coordena equipes multifuncionais para extrair insights a partir de grandes volumes de dados. Seu trabalho contribui para otimizar processos e propor inovações que aumentem a eficiência e a rentabilidade das empresas.
Voltado ao desenvolvimento de sistemas inteligentes, cria e treina modelos de inteligência artificial capazes de executar ações de forma autônoma e em constante aprimoramento.
Planeja e implementa redes de dispositivos e sensores conectados, garantindo que dados coletados sejam armazenados, analisados e transformados em decisões em tempo real.
Executivo que lidera a área de tecnologia da informação, com a missão de garantir segurança operacional e conduzir a jornada de digitalização das empresas, alinhando inovação às necessidades do mercado.
Nova função executiva que une marketing e tecnologia. Atua como elo entre os dois setores, integrando dados, estratégias digitais e inovação para gerar impacto direto nos resultados do negócio.