Meio Ambiente Quente, frio
Paraná enfrenta calor intenso antes da chegada de frente fria
Temperaturas passam de 30°C em várias regiões, mas massa de ar frio deve derrubar os termômetros a partir de quarta-feira
18/08/2025 08h58
Por: João Livi Fonte: Simepar
Região Oeste terá calor forte no início da semana, queda com a frente fria e novo aquecimento até o fim de semana. (Foto: João Livi)

O fim de semana foi marcado por calor fora de época no Paraná, com registros acima da média, principalmente no Norte e Noroeste. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o aquecimento deve continuar nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), mas será interrompido pela chegada de uma frente fria, que trará chuva e queda nas temperaturas.

Fim de semana de extremos

No sábado (16), apenas Capanema ultrapassou os 30°C, marcando 30,7°C. Já no domingo (17), o calor se espalhou: Capanema chegou a 32,3°C, Loanda a 31,7°C, Altônia a 30,6°C, Guaíra a 30,4°C, Toledo a 30,4°C, Ubiratã a 30,8°C e Umuarama a 30,1°C. Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Paranavaí também passaram dos 30°C. Enquanto isso, Telêmaco Borba registrou as mínimas mais baixas, com 5°C no sábado e 6,8°C no domingo.

Segunda e terça de calorão

As máximas desta segunda (18) podem alcançar 34°C e 35°C no Noroeste, em cidades como Loanda, Querência do Norte e Paranavaí. O calor também avança para outras regiões: Maringá pode marcar 33°C; Londrina, Cambará, Andirá e Capanema, 32°C; Foz do Iguaçu, 31°C; e Cascavel, 30°C.

Já nos Campos Gerais, Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, o aquecimento não será tão forte por causa da nebulosidade. Nessas áreas, as máximas variam entre 20°C e 25°C.

Frente fria muda o cenário

Na terça-feira (19), a tendência é de temperaturas ainda mais altas em grande parte do Estado. Será um típico aquecimento pré-frontal, mas à noite uma frente fria começa a avançar pelo Sul do Brasil, trazendo chuva inicialmente para as regiões de divisa com Santa Catarina e fronteira com Argentina e Paraguai. A instabilidade se espalha para todo o Paraná entre a madrugada e a manhã de quarta (20).

Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, não se trata de veranico ou onda de calor, mas de um aquecimento passageiro antes da frente fria. “A chuva e a nova massa de ar frio quebram o bloqueio atmosférico que vinha mantendo o ar quente no Sul do país”, explica.

Gangorra das temperaturas

A oscilação térmica será mais sentida nas áreas mais quentes. Em Umuarama, por exemplo, a máxima chega a 33°C nesta segunda (18), cai para 24°C na quarta (20) e volta a subir para 28°C na quinta (21), podendo novamente passar dos 30°C no fim de semana.

Em Guarapuava, a variação é menor: 23°C nesta segunda, em torno de 21°C na terça e quarta, 25°C na quinta e 27°C no fim de semana.

Na capital, a máxima não passa dos 20°C até terça. Após a frente fria, sobe para 22°C na quarta, 25°C na quinta e pode chegar a 30°C no fim de semana. Em Paranaguá, os termômetros ficam em torno de 20°C até terça, sobem para 23°C na quarta e podem ultrapassar os 30°C até domingo.

Clima na região Oeste do Paraná

Na região Oeste, o início da semana será de calor intenso e seco, com temperaturas variando entre 30°C e 33°C em municípios como Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Cascavel. A chegada da frente fria na noite de terça (19) trará pancadas de chuva e queda nos termômetros. Na quarta (20), as máximas não devem ultrapassar 24°C em grande parte da região, mas já na quinta (21) os termômetros voltam a subir, chegando a 27°C em Marechal Cândido Rondon e 28°C em Foz do Iguaçu.

No fim de semana, o calor retorna com força: os municípios do Oeste devem registrar novamente temperaturas acima dos 30°C, configurando mais uma oscilação típica de agosto, marcada por períodos curtos de frio seguidos de aquecimento rápido.