Paraná Emprego
Paraná abre a semana com 23,7 mil vagas de emprego em todo o Estado
O Estado vive um momento favorável no mercado de trabalho, com queda da taxa de desemprego para 3,8%
18/08/2025 08h30 Atualizada há 4 horas
Por: João Livi Fonte: Sine
O setor industrial é o que mais tem oferta de emprego no Paraná. (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O Paraná inicia a semana com um volume expressivo de oportunidades no mercado de trabalho: são 23.714 vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento espalhados por todas as regiões. As chances abrangem desde funções operacionais até cargos técnicos e de nível superior.

Entre as ocupações com maior número de ofertas estão alimentador de linha de produção (6.992 vagas), abatedor (1.119), operador de caixa (877) e magarefe (840). A Região Metropolitana de Curitiba concentra 3.804 oportunidades, com destaque para funções como alimentador de linha de produção, faxineiro e auxiliar de serviços de alimentação.

Outros polos também apresentam grande demanda: Cascavel reúne 5.970 vagas, Campo Mourão soma 2.837 e Londrina conta com 2.642 postos abertos. No Master Job de Curitiba, há 53 vagas específicas para cargos que exigem formação técnica ou superior, como engenheiro civil, técnico em segurança do trabalho, farmacêutico e professor de educação infantil.

No interior, as chances também são numerosas. Maringá oferece 1.106 vagas, com liderança para alimentador de linha de produção. Em Pato Branco, 79 oportunidades se concentram na avicultura. Já Umuarama tem 92 vagas abertas para auxiliar de escritório em geral, enquanto em Guarapuava há forte demanda por vendedores do comércio varejista.

Mutirão em Curitiba

Nesta quarta-feira (20), o bairro Fazendinha, em Curitiba, vai receber o Mutirão Emprega Mais Fazendinha, das 9h às 16h, na Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1700). O evento reunirá mais de 50 empresas ofertando mais de 3 mil vagas em diversos setores. As entrevistas serão realizadas no local e candidatos poderão ser contratados imediatamente.

As senhas de atendimento serão distribuídas até as 13h, por ordem de chegada. Para participar, é necessário apresentar documento com foto e CPF e, de preferência, currículo atualizado. Além da seleção de trabalhadores, haverá serviços de atualização cadastral, encaminhamento para cursos de qualificação e intermediação de mão de obra.

Cenário positivo

O Estado vive um momento favorável no mercado de trabalho, com queda da taxa de desemprego para 3,8% - o melhor resultado já registrado em um 2º trimestre. O ritmo consistente de geração de empregos vem fortalecendo a economia e ampliando as oportunidades para diferentes perfis profissionais.