Economia Sicredi
Vendas nas soluções de pagamento do Sicredi crescem 36,4% no Dia dos Pais e movimentam R$ 2,1 bilhões
Instituição se destaca no setor de meios eletrônicos de pagamento e amplia participação de mercado
15/08/2025 14h02
Por: João Livi Fonte: Sicredi

O Sicredi registrou um volume recorde de transações para o período do Dia dos Pais em 2025. Entre 1º e 10 de agosto, as soluções de pagamento da instituição - incluindo máquinas de cartão, TEF, link de pagamento, Tap do Sicredi e e-commerce - movimentaram R$ 2,1 bilhões, resultado 36,4% superior ao mesmo período do ano passado.

O comércio varejista respondeu por R$ 1,4 bilhão desse montante. O segmento de mercadorias em geral, que reúne hipermercados, supermercados e minimercados, liderou o desempenho, somando R$ 377,7 milhões em vendas, avanço de 50% em dois anos. Nesse grupo, hipermercados e supermercados faturaram R$ 207,4 milhões, enquanto minimercados, mercearias e armazéns alcançaram R$ 157,4 milhões. O comércio de artigos de vestuário e acessórios também teve relevância, movimentando R$ 209,3 milhões no período.

Para o superintendente de Produtos do Sicredi, Felipe Sessin, os números refletem a confiança dos associados lojistas nas soluções oferecidas. “Estamos atentos às transformações do mercado e buscamos constantemente aprimorar nossos serviços para oferecer mais eficiência, segurança e conveniência, beneficiando empreendedores e consumidores”, afirma.

Destaque no setor de pagamentos

O crescimento acompanha a evolução do mercado nacional de meios eletrônicos de pagamento, que, segundo a CardMonitor, encerrou o 4º trimestre de 2024 com alta de 10,9% e faturamento acima de R$ 1,1 trilhão.

O Sicredi foi um dos protagonistas desse desempenho, registrando 58% de aumento no faturamento em crédito e débito no último trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, alcançando R$ 15,6 bilhões. Do total, R$ 8,5 bilhões vieram de operações no crédito (+60%) e R$ 7,1 bilhões no débito (+55%).

Em 2024, as máquinas de cartão do Sicredi movimentaram R$ 50 bilhões, alta de 41% sobre o ano anterior, elevando a participação de mercado da instituição de 1,1% para 1,4%.