No próximo dia 18 de agosto, Santa Terezinha de Itaipu será palco de uma mobilização nacional pela sustentabilidade no campo. A cidade se une a outras 140 localidades brasileiras para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), data oficial no calendário nacional desde 2008, que neste ano tem como lema “Por um destino melhor”.
A programação local contará com palestra e atividades de conscientização voltadas a estudantes, realizadas na região da central de recebimento da Comunidade Três Fazendas. A proposta é ampliar a compreensão sobre o papel de cada elo da cadeia agrícola no manejo correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas e na preservação ambiental.
O DNCL chega à sua 21ª edição consolidado como uma das maiores ações de sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Desde 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou corretamente mais de 800 mil toneladas de embalagens, graças à atuação conjunta de agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.
Somente em 2024, o Sistema superou em 29% a meta anual, recebendo 68.589 toneladas em mais de 400 unidades fixas e 4 mil ações itinerantes, com apoio logístico de 18 mil caminhões que percorreram 7,6 milhões de quilômetros. Hoje, 100% das embalagens recebidas têm destinação ambientalmente correta - sendo que 95% retornam como novas embalagens ou matéria-prima para produtos homologados, promovendo economia circular e redução do uso de recursos naturais.
Ao todo, 145 eventos serão realizados em 141 municípios de todas as regiões do país neste mês de agosto. As atividades envolvem agricultores, comunidades, escolas, autoridades e canais de distribuição, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada e da união de esforços para um agro mais sustentável.
O Sistema Campo Limpo é hoje referência mundial em logística reversa no setor, com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas e alcance a mais de 2 milhões de propriedades rurais.