Educação Harvard Business
Professores do Paraná têm chance de conquistar bolsas gratuitas em programa da Harvard Business Publishing
Inscrições vão até 18 de agosto e oferecem formação online para transformar práticas de ensino com metodologias inovadoras e inclusivas
13/08/2025 16h31
Por: João Livi Fonte: Santarnder Brasil
Programa global oferece bolsas para formação docente com metodologias inovadoras e participação de especialistas da Harvard Business Publishing. (Foto: Divulgação)

Professores universitários do Paraná têm a oportunidade de participar de um programa internacional de capacitação desenvolvido pela Harvard Business Publishing, braço educacional da Universidade de Harvard, em parceria com o Santander. Ao todo, serão oferecidas 2 mil bolsas gratuitas para docentes de 13 países, voltadas à transformação das práticas de ensino e à criação de experiências de aprendizagem mais eficazes e inclusivas.

A iniciativa, batizada de Santander | Teaching with Purpose, é direcionada a profissionais com mais de três anos de experiência acadêmica. O treinamento será totalmente online, com duração de oito semanas, e não exige que o candidato seja cliente do banco para participar. As inscrições podem ser feitas até 18 de agosto, por meio da plataforma Santander Open Academy.

Metodologia invertida e aprendizado ativo

O curso será ministrado no formato flipped classroom (sala de aula invertida), que rompe a lógica tradicional de ensino ao priorizar o acesso prévio ao conteúdo online e a aplicação prática durante encontros coletivos. A programação inclui módulos interativos, atividades práticas e cinco sessões ao vivo conduzidas por especialistas da Harvard.

Entre os temas abordados estão o planejamento de aulas com metodologias ativas, estratégias para elevar o engajamento dos estudantes, métodos de avaliação, construção de ambientes inclusivos e seguros e uso de ferramentas de inteligência artificial no processo pedagógico.

Conteúdo adaptado à rotina do professor

O material foi estruturado para permitir que cada participante avance no seu próprio ritmo, aplicando os aprendizados desde o início do curso em suas atividades docentes. Segundo os organizadores, o objetivo é que a formação contribua para uma educação mais conectada aos desafios contemporâneos, ampliando o impacto positivo dentro e fora da sala de aula.