De 13 a 17 de agosto, a literatura toma conta do Paraná com a 44ª Semana Literária e Feira do Livro, promovida pelo Sesc PR em 27 cidades. Considerado o maior evento literário simultâneo do Brasil, o encontro deste ano homenageia o escritor Dalton Trevisan, trazendo como tema central Cidades Literárias.
As discussões irão explorar assuntos como Urbanidades e Literatura: a cidade como personagem, Cidade, Pessoas e Livros: a subjetividade dos invisíveis, O vampiro de Curitiba e O que não cabe no corpo: escrita da falha e da fresta.
Em Curitiba, pelo terceiro ano consecutivo, o evento será sediado no Museu Oscar Niemeyer. No interior, as atividades ocorrem em unidades do Sesc de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina Cadeião Cultural, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Estação Saudade (Ponta Grossa), Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Em Guarapuava, por conta de reformas na unidade do Sesc, a programação será voltada exclusivamente a escolas parceiras, sem realização da Feira do Livro.
A programação inclui mesas-redondas, mais de 70 lançamentos de livros, performances, oficinas, exibição de filmes, espetáculos musicais, exposições, saraus, sessões de autógrafos, contações de histórias e walking tour pela “cidade daltoniana”. A expectativa é reunir mais de 100 mil visitantes e comercializar 15 mil livros.
Entre os convidados estão nomes consagrados como Jeferson Tenório, Itamar Vieira Junior, Daniel Munduruku, Stênio Gardel, Claudia Lemes, Pedro Rhuas, Aline Bei, Nelson Motta, Cristovão Tezza, Ilana Casoy, João Silvério Trevisan, Bráulio Tavares, Marcelino Freire e Marcelo Jeneci.
Cinquenta e quatro livreiros participarão da Feira do Livro, oferecendo 20% de desconto sobre o valor de capa. Um dos destaques é a 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis, com textos selecionados por edital que retratam aspectos culturais do Paraná, sob curadoria de Olívio Jekupé e ilustrações de Izabela Bombo.
Em Curitiba, a Editora Todavia, parceira do evento, colocará à venda obras de Dalton Trevisan relançadas em junho, além de apresentar parte da exposição Dalton Trevisan – Espião de Almas, organizada em parceria com o Instituto Moreira Salles.
Nascido em Curitiba em 1925 e falecido em 2024, aos 99 anos, Dalton Trevisan é autor de obras marcantes como O Vampiro de Curitiba, Mistérios de Curitiba e A Guerra Conjugal. Reconhecido por seu estilo conciso e pela reclusão, foi premiado com o Camões, Machado de Assis, Jabuti e três prêmios Oceanos.
Mesmo avesso a aparições públicas, manteve intensa troca de correspondências com escritores como Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino, consolidando-se como um dos maiores nomes da literatura brasileira.