O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, nesta segunda-feira (11), por maioria simples, a suspensão do mandato da vereadora Tania Maion pelo período de 30 dias. A decisão foi tomada em votação única do Projeto de Resolução 3/2025, que recebeu 6 votos favoráveis e 5 contrários. Um vereador esteve ausente da sessão.
A penalidade foi recomendada pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que instaurou processo disciplinar após denúncia encaminhada pelo prefeito Adriano Backes. O chefe do Executivo apontou que a vereadora teria infringido o decoro parlamentar durante uma fiscalização nas dependências da Casa Lar, em abril deste ano.
De acordo com o parecer final da Comissão, relatado pelo vereador Marcos Spohr (Sargento Spohr) e aprovado pelos demais membros - o presidente Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e o vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) , a parlamentar teria cometido “excessos, causando ofensas, constrangimentos e humilhação aos servidores envolvidos, através de gestos e ações que causaram mal injusto, se valendo da posição de autoridade política, com o objetivo de atender seu eleitorado e engajamento por meio de divulgação na tribuna e nas redes sociais".
Após a leitura do relatório, Tania Maion declarou não ter cometido qualquer irregularidade e disse que sua atuação estava dentro das atribuições do cargo. “Estou surpresa e indignada”, afirmou.
Com a aprovação do projeto, a suspensão do mandato passa a valer pelo prazo determinado, interrompendo temporariamente a participação da vereadora nas atividades legislativas.