A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária de 11 de agosto de 2025, um extenso conjunto de requerimentos e indicações apresentados por diferentes parlamentares. As propostas abrangem áreas estratégicas como infraestrutura urbana e rural, acessibilidade, segurança viária, incentivo à cultura e ao esporte, fomento à economia local e apoio à agricultura familiar. As medidas, agora encaminhadas ao Executivo Municipal e a órgãos competentes, refletem demandas apontadas por comunidades da sede e dos distritos, com foco na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável do município.
O vereador Cristiano Luis Metzner (Suko) protocolou o Requerimento nº 314/2025, pedindo informações detalhadas sobre as adequações de acessibilidade no Paço Municipal e em outros prédios públicos. O parlamentar quer saber, entre outros pontos, sobre instalação de banheiros adaptados, rampas e elevadores, além das ações práticas adotadas após cursos de capacitação em acessibilidade.
Já no Requerimento nº 315/2025, também de Suko, a cobrança foi pela reinstalação da Casa do Artesão, retirada da Praça Municipal devido às obras de revitalização, mas ainda sem local definitivo, prejudicando artesãos e o comércio de produtos culturais locais.
O vereador Rafael Cristiano Heinrich apresentou o Requerimento nº 316/2025, questionando se o Plano Plurianual 2026-2029 prevê ações para mitigar impactos da implantação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), caso aprovadas as leis que tramitam na Câmara.
Ainda no campo da acessibilidade, Rafael Heinrich é autor da Indicação nº 670/2025, sugerindo a substituição do atual Símbolo Internacional de Acesso pelo novo Símbolo Internacional de Acessibilidade em sinalizações viárias, para contemplar todas as deficiências, não apenas a física.
O vereador Cleiton Rodrigo Freitag (Gordinho do Suco) apresentou dois requerimentos: o nº 318/2025, solicitando ao DNIT melhorias na iluminação pública no acesso ao Bairro São Francisco, e o nº 319/2025, pedindo ao DER a pintura de sinalização viária na Serra do Belle, na PRC-467.
Também de autoria de Gordinho do Suco, a Indicação nº 676/2025 pede o envio de equipamentos agrícolas, incluindo espalhador de esterco, para atender produtores do distrito de Iguiporã, e a Indicação nº 677/2025 propõe ampliar o atendimento odontológico na sede e distritos.
O vereador Iloir de Lima (Padeiro) apresentou a Indicação nº 672/2025, sugerindo recape asfáltico na Avenida Maripá, entre o Supermercado Weimann e o Colégio Frentino Sachser, e a Indicação nº 674/2025, propondo o alargamento da Rua Alfredo Nied, no Bairro São Lucas. Padeiro também é autor da Indicação nº 679/2025, para fornecimento de 300 cadeiras à Associação de Moradores do Bairro Augusto, e da Indicação nº 682/2025, que sugere a construção de alambrado no campo da Associação de Moradores do Bairro São Francisco.
O vereador Juliano Astor de Oliveira apresentou a Indicação nº 680/2025, solicitando tapa-buracos na Rua Goiás, entre as ruas Colombo e Tiradentes, e a Indicação nº 683/2025, pedindo estudo para o alargamento da Rua Helmut Koch, importante ligação entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Américo Vespúcio.
Já Fernando César S. do Nascimento (Fernando Nègre), autor do Requerimento nº 323/2025, cobrou informações sobre cumprimento de obrigações trabalhistas pela empresa terceirizada Gocil, contratada pelo município. Ele também protocolou a Indicação nº 684/2025, pedindo tapa-buracos emergencial em trecho da Linha Arara, e a Indicação nº 685/2025, para recape e nova sinalização horizontal em ruas do Bairro São Francisco.
O vereador João Eduardo dos Santos (Juca) sugeriu, na Indicação nº 686/2025, a adoção de medidas de segurança viária na avenida principal de Porto Mendes, e, na Indicação nº 687/2025, a construção de calçada em frente ao Colégio Estadual Marechal Rondon, no mesmo distrito. Juca também é autor da Indicação nº 688/2025, propondo a criação de uma sala de cinema pública anexa ao teatro municipal em construção, e da Indicação nº 689/2025, para reparo de pavimentação na esquina das ruas José Bonifácio e Ceará.
Entre as pautas culturais, o vereador Rafael Cristiano Heinrich apresentou a Indicação nº 673/2025, propondo a criação de uma Orquestra de Viola, com apoio técnico e logístico da Secretaria de Cultura, para valorizar a música regional.
Na área esportiva, Cristiano Luis Metzner (Suko) apresentou a Indicação nº 651/2025, solicitando a instalação de tabelas de basquete adaptadas e móveis em todas as escolas municipais.
Na economia, João Eduardo dos Santos (Juca) defendeu, na Indicação nº 618/2025, a criação da “Campanha Nota Rondonense Premiada”, oferecendo créditos fiscais e sorteios para incentivar emissão de notas e aumentar a arrecadação.
O vereador Fernando Nègre, no Requerimento nº 321/2025, propôs ao FNDE e ao deputado federal Elton Welter a atualização da Resolução nº 21, com reajuste imediato de 30% no limite de venda de produtos orgânicos ao PNAE e correção anual conforme índices de mercado.