O primeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM Hydrogen powered by FTXT já está em solo brasileiro, marcando o início de uma nova etapa nos esforços da marca para desenvolver soluções de transporte pesado com emissão zero. A FTXT, subsidiária da GWM na China, é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, adota o nome GWM Hydrogen, reforçando sua presença global nesse segmento.
O veículo desembarcou no Porto de Santos (SP) e seguiu para a fábrica de Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações antes dos testes de rodagem. A equipe de engenharia da montadora, junto a especialistas chineses, iniciou neste mês a inspeção técnica, com foco inicial na integridade e desempenho da bateria elétrica.
Equipado com bateria de 105 kWh e cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, o caminhão gera eletricidade por meio da célula a combustível, que combina hidrogênio e oxigênio, tendo como único subproduto água. O sistema permite ainda a recuperação de energia em frenagens e desacelerações.
Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados para setembro, em parceria com universidades brasileiras, incluindo a USP, que possui infraestrutura para abastecimento a partir do etanol - tecnologia nacional para produção de hidrogênio de baixo carbono. Inicialmente, a operação será voltada à pesquisa e desenvolvimento, com testes sem carga, evoluindo gradualmente para condições reais de transporte.
Antes de rodar em vias públicas, o caminhão passará por avaliações de suspensão, desempenho e segurança em pistas no interior de São Paulo. A meta é medir a eficiência do sistema em diferentes condições de temperatura, altitude e pavimento, além de coletar dados sobre hábitos de condução no Brasil.
Mais de 30 mil unidades semelhantes já circulam na China, mas esta é a primeira a operar no Brasil. Após a fase inicial, o veículo será abastecido com diferentes tipos de hidrogênio - verde e produzido a partir do etanol - para verificar desempenho e viabilidade comercial.
O projeto resulta de um memorando de entendimento assinado em 2023 com o Governo de São Paulo e de acordos firmados com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), prevendo fornecimento de hidrogênio, intercâmbio de conhecimento e infraestrutura de abastecimento.
O caminhão será exibido pela primeira vez no Brasil em 15 de agosto, durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis. O evento marcará também o início de uma nova fase nos investimentos da empresa em tecnologias limpas no país.