A indústria paranaense segue em ritmo acelerado e fechou o primeiro semestre de 2025 com o segundo maior crescimento do Brasil, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE divulgados nesta sexta-feira (8). Entre janeiro e junho, o setor industrial do Paraná registrou expansão de 5,2% na produção, índice mais de quatro vezes superior à média nacional, que ficou em 1,2%.
O resultado paranaense só foi superado pelo Pará, que cresceu 6,9% no mesmo período. Estados com forte tradição industrial, como Santa Catarina (4,4%), Rio de Janeiro (2,5%) e Minas Gerais (2%), também ficaram abaixo do desempenho do Paraná. Já São Paulo, maior polo industrial do país, apresentou retração de 2,1%.
Modelo de transformação impulsiona resultados
Diferentemente de estados com forte presença de indústrias extrativistas, o Paraná se destaca pelo perfil voltado à indústria de transformação. Esse modelo agrega valor à produção, especialmente na agroindústria, e impulsiona a criação de empregos mais qualificados e com maior remuneração média.
Setores com maiores altas
O setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos liderou com folga o crescimento no primeiro semestre, com variação de 55,2%. Outros segmentos que também se destacaram foram:
Veículos automotores: +15,4%
Produtos químicos: +12,5%
Máquinas e equipamentos: +11,2%
Produtos de metal: +6%
Móveis: +5,5%
Derivados de petróleo e biocombustíveis: +5,1%
Minerais não metálicos: +4%
Crescimento contínuo
O bom desempenho semestral foi impulsionado por mais um mês de alta: em junho, a produção industrial do Paraná cresceu 1,4% em relação a maio, enquanto o índice nacional ficou em apenas 0,1%. No comparativo com junho de 2024, a alta foi de 2,8%, em contraste com a queda nacional de 1,3%.
No destaque mensal, o setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos disparou com aumento de 183,3% em relação a junho do ano anterior. Também apresentaram crescimento expressivo os setores de borracha e plástico (+15%), máquinas e equipamentos (+11,9%), produtos químicos (+9,9%) e veículos automotores (+6,8%).
Terceiro melhor desempenho em 12 meses
No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento da indústria paranaense foi de 6%, o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas do Pará (8,4%) e Santa Catarina (6,2%).
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE acompanha o comportamento da produção real das indústrias extrativas e de transformação em 17 unidades da federação com participação mínima de 0,5% no valor total da transformação industrial nacional. Os dados completos estão disponíveis no banco de dados Sidra, do IBGE. A próxima divulgação, com os dados de julho, está prevista para 12 de setembro.