Em um cenário de desafios e perspectivas, o setor industrial de Marechal Cândido Rondon desponta como pilar da economia municipal. Responsável por mais de 42% dos empregos gerados no município - com remuneração superior à média nacional, a indústria local se consolida como motor de crescimento, inovação e geração de renda.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Roberto Kohler, a participação da indústria no desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon é "primordial". “É o setor que mais emprega e que oferece condições de vida melhores para a população”, afirma.
Um dos assuntos mais debatidos entre empresários e gestores públicos é a implantação do Parque Industrial IV. A iniciativa promete abrir novos horizontes para a expansão econômica da cidade.
“A ansiedade é grande, mas a concretização acontecerá nesta gestão, com total comprometimento da administração Backes e Sauer. A área já foi georreferenciada e agora estamos na fase de tramitação junto aos órgãos ambientais e rodoviários”, destaca Kohler.
A localização foi definida a partir de critérios técnicos e legais, com adequação ao plano diretor aprovado. “É uma área legalmente apropriada e estratégica para o setor industrial expandir com segurança e planejamento”, afirma o secretário.
Diferente de outras iniciativas públicas emperradas por entraves burocráticos, Kohler garante que o Parque Industrial IV não enfrenta, neste momento, barreiras legais, ambientais ou orçamentárias. “O foco agora é dedicação e trabalho intenso para tornar essa proposta uma realidade palpável e próxima”.
A atual gestão tem metas bem definidas para fortalecer o setor industrial. Entre as principais medidas, destacam-se:
Infraestrutura estruturante nos parques industriais
Incentivos fiscais locais
Parcerias com o Sistema S para capacitação de mão de obra especializada
“Queremos preparar não apenas o espaço físico, mas também o ambiente profissional e produtivo que torne Marechal atrativa para empresas de todos os portes”, reforça Kohler.
A recém-criada lei municipal “Inova Marechal” exemplifica o compromisso com o futuro. A norma oferece benefícios fiscais e operacionais para indústrias em fase de crescimento ou modernização.
Empresas interessadas devem apresentar projetos de viabilidade, analisados por uma comissão mista composta por servidores públicos e representantes da sociedade civil. “É uma forma de garantir isonomia, transparência e eficiência”, explica o secretário.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com as secretarias de Planejamento e Fazenda, trabalha para agilizar os trâmites de instalação industrial. “Essa união entre os setores públicos tem garantido mais celeridade e menos entraves nos processos administrativos”, aponta Kohler.
Ao ser questionado sobre o futuro da indústria local, o secretário é categórico: "O futuro é promissor".
“Nosso empresariado é empreendedor, determinado e arrojado. E a administração pública precisa seguir esse ritmo. Estamos trabalhando para consolidar Marechal como um polo industrial de referência no Oeste do Paraná”.