Cidades Plano Diretor
Câmara aprova alteração no Plano Diretor para construção de novo bairro com 672 casas em Marechal Rondon
Projeto habitacional será viabilizado na região do Jardim Primavera, com financiamento por programas federais
05/08/2025 10h01
Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
Sessão da Câmara Municipal em que o projeto foi aprovado em primeira discussão. (Foto: Assessoria)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, em primeiro turno, na sessão de segunda-feira (04), os Projetos de Leis Complementares nº 2 e nº 3/2025, ambos de autoria do Poder Executivo, que propõem alterações no Plano Diretor do município. As mudanças visam permitir a implantação de um novo projeto habitacional com a criação de 672 lotes residenciais e outros cinco destinados a utilidade pública, em área localizada nas proximidades do bairro Jardim Primavera.

O empreendimento, idealizado pela AVIV Construtora e Incorporadora, será instalado em uma área de 218 mil metros quadrados. Cada residência terá aproximadamente 58 metros quadrados, com valor estimado de R$ 180 mil, incluindo lote e construção. As unidades serão elegíveis para financiamento pelos programas federais “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Fácil”.

Segundo o prefeito Adriano Backes, os projetos passaram por avaliação técnica da administração municipal, do Conselho Municipal do Plano Diretor, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além de audiência pública, tendo recebido pareceres favoráveis de todas as instâncias envolvidas.

Na votação, 11 vereadores se posicionaram a favor da proposta. O presidente da Câmara, Valdir Sachser, que só votaria em caso de empate, declarou apoio ao projeto, destacando que se trata de uma das maiores iniciativas habitacionais previstas para Marechal Rondon.

O único voto de abstenção foi do vereador Fernando Nègre, que reconheceu a relevância do projeto, mas demonstrou preocupação com a infraestrutura urbana necessária para atender o novo adensamento populacional. Ele solicitou, por meio de requerimento verbal, uma reunião entre os vereadores e o Executivo Municipal ainda nesta semana, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as contrapartidas da prefeitura, especialmente em relação à mobilidade urbana.