Cidades População decidirá
Audiência pública vai discutir doação de terreno para construção de presídio em Marechal Rondon
Encontro será no dia 14 e pretende ouvir a comunidade sobre a proposta em debate com o Governo do Estado
01/08/2025 11h26
Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
O plenário da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon deverá ficar lotado para a audiência pública sobre proposta de construção de presídio. (Foto: Assessoria)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realiza, no próximo dia 14 de agosto, a partir das 18h30, uma audiência pública para debater a proposta de doação de um terreno pela Prefeitura, visando à construção de uma unidade prisional estadual no município. O encontro ocorrerá no plenário da Casa de Leis e está aberto à participação de toda a comunidade.

A proposta está em tratativas entre o município e o Governo do Paraná, e o objetivo da audiência é detalhar o projeto, ouvir especialistas em segurança pública e colher manifestações da população. O presidente da Câmara, vereador Valdir Sachser, reforça o convite e destaca a importância do tema. Para ele, a decisão precisa ser baseada em responsabilidade e equilíbrio, considerando tanto os impactos quanto os possíveis benefícios da instalação do presídio para Marechal Rondon e região.

Histórico da proposta

A ideia de viabilizar uma unidade prisional no município ganhou força ainda em abril de 2024, quando todos os vereadores da legislatura anterior encaminharam requerimento ao então prefeito Marcio Rauber solicitando a destinação de uma área adequada para o projeto.

O assunto voltou à pauta no início de 2025, com uma das primeiras ações conjuntas do atual Executivo e do Legislativo municipal. Em janeiro, o prefeito Adriano Backes, o vice-prefeito Vanderlei Sauer, o presidente da Câmara, Valdir Sachser, e o 1º secretário, vereador Coronel Welyngton, participaram de uma reunião em Curitiba com o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira (Coronel Hudson), tratando diretamente da implantação da unidade.

Na primeira sessão ordinária do ano, o vereador Coronel Welyngton apresentou novo requerimento, aprovado por unanimidade, reiterando o pedido de cessão do terreno à administração estadual.

Desde então, o tema vem sendo debatido por diversos setores da sociedade organizada, como a Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), o Conselho da Comunidade, o Ministério Público e a Subseção da OAB-PR de Marechal Rondon, que já se manifestaram favoráveis à iniciativa.