Educação Entre os melhores
Projeto de alunos do Colégio Rui Barbosa está entre os 30 melhores do Brasil em competição de robótica
Grupo do 9º ano criou solução para alertar população sobre vendavais e disputa vaga para visitar sede da NASA
31/07/2025 10h37
Por: João Livi Fonte: Assessoria
Equipe do Colégio Rui Barbosa desenvolve tecnologia para alerta de vendavais e se classifica entre os melhores do país no HackaNav 2025. (Foto: Assessoria)

O Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, conquistou destaque nacional ao classificar um projeto de robótica entre os 30 melhores do Brasil na competição HackaNav 2025. O desafio, que reuniu aproximadamente 4.400 estudantes de todo o país, divididos em 1.150 equipes, tem como tema neste ano “Criatividade para solucionar ou amenizar catástrofes”.

A equipe formada pelos alunos Miguel Moro Sandmann, Tiago Henrique Follmann, Pedro Vieira Prestes e Augusto Veit Viapiana, sob orientação do professor Jhonatan Rafael Röpke, desenvolveu o "Detector de Vendaval", um dispositivo capaz de identificar ventos fortes e emitir alertas sonoros para que a população possa se abrigar com segurança. A proposta surgiu a partir de eventos extremos já vivenciados pelo município em sua história, como tornados e vendavais.

Com o projeto, o grupo se destacou entre os seis melhores da região Sul do Brasil e avançou para a próxima fase da competição. Caso alcance um bom desempenho nas etapas seguintes, a equipe poderá conquistar como prêmio uma viagem gratuita à sede da NASA, em Houston, nos Estados Unidos.

Segundo o colégio, esta é a primeira vez que o conteúdo de robótica do programa Nave à Vela é aplicado aos alunos. A iniciativa mostrou-se promissora ao permitir que os estudantes desenvolvessem soluções práticas com impacto social relevante.

Assista ao vídeo do projeto apresentado pela equipe:
Vídeo do Detector de Vendaval