Cidades Competi
Paraná se destaca com municípios entre os mais competitivos do Brasil
Toledo é um dos 100 municípios mais competitivos do Brasil
21/08/2024 14h00
Por: João Livi
Toledo é o 46º município no ranking. Foto: AEN

O estado do Paraná segue reafirmando sua posição de destaque no cenário nacional, com duas cidades figurando entre as dez mais competitivas do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria. Curitiba e Maringá não apenas se destacaram, mas também lideraram avanços significativos em várias áreas, colocando o Paraná em evidência no desenvolvimento municipal.

Curitiba, a capital do estado, conquistou a 7ª posição no ranking nacional, sendo a cidade paranaense mais bem colocada. A capital brilhou em diversas dimensões, especialmente no tempo para abertura de empresas, onde alcançou a 5ª posição nacional, e no funcionamento da máquina pública, avançando para a 4ª colocação. Esses indicadores reforçam a eficiência administrativa e o ambiente favorável aos negócios na cidade.

Maringá, por sua vez, assegurou o 9º lugar no Brasil, subindo duas posições em relação ao ranking anterior. O município teve destaque na dimensão Sociedade, onde cresceu expressivamente, saltando 44 posições. Este avanço reflete a qualidade de vida e os investimentos sociais realizados na cidade, que impactam diretamente na competitividade local.

Além das duas grandes cidades, O Paraná também colocou 13 municípios entre os 100 melhores do País. As outras cidades bem ranqueadas são Pato Branco, em 28º do ranking geral e 10º na região Sul, com crescimento de 34 posições; Francisco Beltrão (37º e 15º, respectivamente), salto de 21 posições; Campo Mourão (42º e 16º), evolução de 47 posições; Toledo (46º e 17º), salto de 39 posições; Londrina (48º e 18º); Pinhais (49º e 19º); Paranavaí (57º e 20º); Cascavel (68º e 23º); Araucária (70º e 25º); Umuarama (77º e 26º), com salto de 20 posições; e Ponta Grossa (87º e 28º).

Outro exemplo notável é Paranaguá, que registrou um dos maiores avanços em todo o país, subindo 124 posições no ranking e alcançando a 131ª colocação geral. Este avanço significativo foi impulsionado por melhorias substanciais nas três dimensões analisadas: instituições, sociedade e economia.

Os municípios paranaenses também se sobressaíram em áreas específicas, como saneamento e qualidade da saúde. Umuarama, por exemplo, conquistou a 4ª posição nacional em saneamento, destacando-se pela cobertura de abastecimento de água e coleta de esgoto. Maringá, por sua vez, alcançou a 5ª posição em qualidade da saúde, um reconhecimento ao seu esforço contínuo em oferecer serviços de saúde de alta qualidade à população.

No contexto regional, a região Sul do Brasil também foi destacada, com 35% dos 20 primeiros colocados no ranking sendo municípios sulistas. O desempenho sólido dos municípios do Sul, especialmente do Paraná, reafirma a importância da região no cenário nacional de competitividade e desenvolvimento municipal.

O Ranking de Competitividade dos Municípios, em sua quinta edição, analisou 404 municípios em todo o Brasil, representando cidades com população acima de 80 mil habitantes. No Paraná, 26 cidades foram analisadas, reafirmando o estado como um dos principais polos de desenvolvimento do país.

 

Os 10 mais do Brasil

As dez mais competitivas são Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano do Sul, Curitiba, Campinas, Maringá e São Sebastião.