Saúde Nascer Bem
Programa Nascer Bem encerra edição com casa cheia e troca de experiências
Unimed Costa Oeste reuniu mais de 60 gestantes e acompanhantes em ciclo de encontros informativos
17/07/2025 17h51
Por: João Livi Fonte: Pé de Ideia Comunicação
Participantes do Programa Nascer Bem acompanham palestra de equipe multidisciplinar da Unimed Costa Oeste, em ambiente de troca de experiências e acolhimento. (Foto: Assessoria/Unimed Costa Oeste)

A mais recente edição do Programa Nascer Bem, promovido pela Unimed Costa Oeste, reuniu mais de 60 pessoas — entre gestantes e acompanhantes — em uma série de encontros voltados a orientar, acolher e fortalecer o cuidado com a gestante, o bebê e toda a família.

Ao longo das sessões, realizadas com casa cheia, os participantes tiveram contato com uma equipe composta por médicos obstetras, pediatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e bombeiros. Os encontros ofereceram informações práticas e atualizadas sobre pré-natal, parto e cuidados nos primeiros dias de vida do bebê.

Palavra do obstetra
No último encontro, realizado no dia 12 de julho, o médico ginecologista e obstetra Dr. Ricardo Brito conduziu uma conversa leve e acolhedora, reforçando a importância do equilíbrio entre conhecimento técnico e preparo emocional. “Foi uma conversa breve, mas muito importante. Eu trouxe conhecimento e leveza para os pais encararem o pré-natal de uma maneira mais tranquila, sem esquecer que exige cuidado e responsabilidade. Por que não transformar tudo isso em um momento bonito e especial? Cada gestação é única, é o bem mais precioso de um casal”, destacou Dr. Ricardo Brito.

Experiências dos participantes
Para Bruna e Lucas Muniz de Almeida, pais de primeira viagem à espera de Jorge, o programa superou expectativas. “Para nós, tudo era novidade. Ter a oportunidade de conversar com bombeiro, pediatra, psicóloga e outros profissionais, trouxe muita informação nova. A gente sai do senso comum, daquele conhecimento popular que nem sempre é correto. No curso, tudo foi esclarecido. Isso dá mais confiança e previne acidentes. Eu, particularmente, me senti mais pai depois que fui. Ver outros casais, trocar experiências, ajuda a ‘cair a ficha’ de que não estamos sozinhos nessa”, relatou Lucas Muniz de Almeida. Bruna complementou: “Nem sabíamos que as consultas com o pediatra já começam antes do bebê nascer. Foi ali que entendemos isso e já vamos nos organizar para começar o acompanhamento ainda na gestação”.

Jaina Lunkes e Mauro Borgheti Júnior, que aguardam com alegria a vinda de Jonas, destacaram o caráter acolhedor e aprofundado das palestras. “Sempre sonhei em participar do Programa quando estivesse gestante. As palestras foram diversas, profundas e muito acolhedoras. Aprendi coisas que nem imaginava, como a importância de levar o bebê ao dentista ainda nos primeiros meses, o teste da linguinha, a fisioterapia pélvica... A fala do obstetra foi essencial, especialmente ao reforçar a importância da ultrassom morfológica do primeiro trimestre. O curso trouxe um equilíbrio muito bom entre o cuidado com o bebê e com a mãe, que também precisa de atenção física e emocional nesse período”, disse Jaina Lunkes.