O I Concurso Regional Jornal Ambiental Linha Ecológica alcançou um feito inédito: os vídeos produzidos por alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal somaram mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais. Na fase regional, porém, a apuração da categoria popular, baseada em curtidas e compartilhamentos, foi suspensa após indícios de compra de engajamento. “Reconhecemos que isso ocorreu, independentemente da vontade das pessoas e instituições envolvidas”, explica Mauri Schneider, gestor do convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Municípios Lindeiros. Para preservar a ética e o mérito, a premiação popular foi cancelada, e o número de vencedores da categoria técnica passou de três para seis.
O desafio se iniciou em 25 de março, quando 39 municípios inscreveram 131 vídeos nas escolas da rede pública. Sob orientação de comissões técnicas locais, cada produção foi avaliada por criatividade, qualidade de imagem, impacto da mensagem e aderência aos temas água, meio ambiente e mudanças climáticas, em sintonia com as campanhas do Dia Mundial da Água (22 de março) e do Meio Ambiente (5 de junho). Todos os vencedores municipais receberam kits ecológicos, com ecobag, copo retrátil, lápis semente, boné e material educativo.
Para Emanuela Santos, gestora do Convênio Linha Ecológica pela Itaipu, o resultado superou expectativas. “Nossa intenção era estimular os alunos a conhecerem e noticiarem ações ambientais locais. O que surgiu foi um verdadeiro ‘Jornal de boas práticas’ da região, valorizado pela criatividade e pelo olhar crítico dos repórteres mirins”. Entre as 131 reportagens em vídeo, os temas variaram de sistemas de reúso de água a projetos de reflorestamento nas comunidades escolares.
Na etapa regional, avançaram os seis melhores vídeos:
Cafelândia – Escola Municipal do Campo Manoel da Nóbrega: “Um futuro sem água”
Mercedes – Escola Rural Municipal José de Alencar: “Concurso Jornal Ambiental Linha Ecológica – Mercedes”
Marechal Cândido Rondon – Escola Municipal Floriano Peixoto: “Guardião das Águas: a nascente que resiste ao tempo”
Terra Roxa – Escola Municipal Rural José de Alencar: “Jornal Ambiental Linha Ecológica – construindo um mundo melhor!”
Serranópolis do Iguaçu – Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu: “Nossa escola faz a diferença”
Iracema do Oeste – Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz: “Jornal Ambiental Linha Ecológica”
Todos os premiados receberão certificados e participarão de visitas técnicas:
1º e 2º lugares: usina de Itaipu (panorâmica) + Refúgio Biológico Bela Vista + Parque das Aves
3º e 4º lugares: usina de Itaipu (panorâmica) + Ecomuseu + Parque Nacional do Iguaçu
5º e 6º lugares: usina de Itaipu (panorâmica) + Refúgio Biológico Bela Vista + Ecomuseu
A iniciativa faz parte do Convênio Linha Ecológica, firmado entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e está alinhada ao Programa “Itaipu mais que energia”. A página oficial do convênio no Instagram reúne todos os vídeos inscritos e premiados:
https://www.instagram.com/conveniolinhaecologica?igsh=djJsdmZnNWx1Z2Ux
Com ética, transparência e foco na educação, o concurso reforça a importância de formar cidadãos conscientes e engajados na conservação dos recursos naturais, e mostra como, desde cedo, o jornalismo pode ser uma poderosa ferramenta para inspirar transformação.