Revistas Especiais Digital
Meio Ambiente Vem mais frio aí
Sicredi Campanha de Prêmios
Inverno começa hoje e traz queda nas temperaturas 
Previsão do Simepar indica temperaturas abaixo das registradas em 2024, porém levemente acima da média histórica; chuvas seguem comportamento típico da estação
20/06/2025 09h03 Atualizada há 2 semanas
Por: João Livi Fonte: Simepar
O inverno de 2025 deverá fazer mais frio do que o mesmo período de 2024. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)
O inverno de 2025 deverá fazer mais frio do que o mesmo período de 2024. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O inverno de 2025 tem início oficial às 23h42 desta sexta-feira, 20 de junho, e deve trazer consigo características marcantes da estação: menos chuvas, temperaturas mais baixas e a presença constante de nevoeiros. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), este inverno será mais frio que o de 2024, embora com temperaturas ainda levemente superiores à média histórica. As chuvas, por sua vez, devem ocorrer dentro do esperado para o período.

No inverno, a distribuição espacial da chuva segue o padrão das passagens de frentes frias”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. “Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná. A partir da segunda quinzena de setembro, as chuvas voltam a ganhar força, impulsionadas pelo aquecimento atmosférico entre o Centro-Oeste e o Paraguai”.

Geadas e nevoeiros

Com a entrada de massas de ar frio e seco após a passagem de frentes frias, o inverno ganha intensidade. Essas massas são responsáveis pelas quedas bruscas de temperatura em até 48 horas. A presença de ar polar aumenta a chance de geadas em várias regiões do Estado, especialmente nas áreas mais elevadas, como o Sul, Centro-Sul, Campos Gerais e o sul da Região Metropolitana de Curitiba.

A região Norte tem menor probabilidade de geadas, mas todas as demais áreas devem permanecer atentas. Para isso, o Simepar, em parceria com o IDR-Paraná, mantém o serviço Alerta Geada, que antecipa previsões em até 72 horas e está disponível no site do Simepar.

Além das geadas, os nevoeiros continuarão comuns, principalmente nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã. O Simepar não prevê nenhum fenômeno atípico para este inverno, o que reforça a expectativa de um período dentro da normalidade histórica em termos de precipitação.

Diferenças entre as regiões

A análise climatológica mostra variações significativas entre as regiões do Paraná nos meses de inverno. Confira os destaques por mês:

Outono teve menos chuva e temperaturas próximas da média

O outono que antecedeu este inverno foi marcado por chuvas abaixo da média em quase todo o Paraná. As regiões Oeste e Sudoeste, especialmente nos arredores de Cascavel, tiveram déficit de até 180 mm. Um dos poucos pontos fora da curva foi o Centro-Sul, próximo a Pinhão, onde o volume superou em 100 mm a média histórica.

Em termos de temperatura, o outono de 2025 permaneceu dentro da média na maioria das regiões, com algumas cidades registrando valores levemente acima. O município de Cândido de Abreu, por exemplo, teve temperaturas 2°C superiores ao esperado.

O outono de 2025 foi mais frio que o do ano anterior. Em 2024, houve mais chuvas, especialmente nas divisas com Santa Catarina, por causa da maior frequência de sistemas precipitantes nessas áreas”, conclui Kneib.