Educação Educação ambiental
Formação sobre educação ambiental reúne gestores de 41 municípios do Oeste do Paraná
Evento promovido por Itaipu e Lindeiros busca alinhar conceitos e fortalecer ações sustentáveis na região
30/05/2025 18h13
Por: João Livi Fonte: Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu
Gestores de educação ambiental de 41 municípios participam de formação promovida por Itaipu e Conselho dos Lindeiros, em Cascavel.(Foto: Assessoria/Lindeiros)

Gestores de educação ambiental de 41 municípios do Oeste do Paraná participaram, nesta quinta-feira (29), de uma formação que teve como foco a construção de uma base conceitual sólida sobre os fundamentos da educação ambiental. O encontro foi realizado em Cascavel, por meio do Convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade, fruto da parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, dentro do programa Itaipu Mais que Energia.

O evento contou com 91 participantes, que se reuniram para discutir conceitos, práticas e desafios relacionados à educação ambiental no contexto municipal, levando em consideração as diferentes realidades e experiências dos profissionais.

Nivelamento de conhecimento e troca de experiências

De acordo com Mauri Schneider, gestor do convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, a proposta da formação foi essencial para alinhar conceitos, considerando que o grupo reúne tanto profissionais experientes quanto recém-ingressos na rede de gestores.

Nosso objetivo foi garantir que todos estejam na mesma página, compreendendo não só as vertentes da educação ambiental, mas também resgatando um pouco da história dessa prática no Brasil e no mundo, destacou.

Perspectivas múltiplas na educação ambiental

A formação foi conduzida pela Dra. Angélica Góis Morales, especialista em meio ambiente e desenvolvimento. Ela apresentou uma análise profunda sobre as diferentes correntes teóricas que embasam a educação ambiental, destacando desde abordagens antropocêntricas, que priorizam as necessidades humanas, até visões biocêntricas e ecocêntricas, que colocam a vida e os ecossistemas no centro das decisões.

Nosso trabalho foi trazer à tona as concepções e fundamentos da educação ambiental, mostrando como essas teorias impactam diretamente as práticas cotidianas dos gestores. O foco é estimular uma visão crítica, sistêmica e integrada da relação entre sociedade e natureza, explicou a palestrante.

Teoria aplicada à realidade dos municípios

O encontro não se limitou à teoria. Por meio de dinâmicas, os participantes puderam avaliar as práticas desenvolvidas em seus municípios, refletindo sobre como as ações locais se alinham com as diferentes concepções da educação ambiental.

Essa troca de experiências fortalece a rede regional de educação ambiental, que tem como missão apoiar a construção de políticas públicas mais integradas, participativas e efetivas, alinhadas às diretrizes da Itaipu Binacional e do governo federal, em prol da sustentabilidade no território.