Educação Convênio
Sebrae/PR e UTFPR cooperam para fomentar o empreendedorismo inovador no Paraná
Objetivo é criar ações que promovam a geração de novos negócios com impacto social, econômico e tecnológico
16/08/2024 14h15
Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
Vitor Tioqueta e Joailson Agostinho reconhecidos com o Prêmio Forjadores da Inovação. Foto: Adriano Oltramari

O Sebrae/PR e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) firmaram, nesta quinta-feira (15), um Acordo de Cooperação Técnica destinado a impulsionar o empreendedorismo inovador no Estado. O convênio busca criar ações que promovam a geração de novos negócios com impacto social, econômico e tecnológico, aproveitando a colaboração entre as duas instituições. Na mesma oportunidade, a universidade entregou o Prêmio Forjadores da Inovação.

O evento de assinatura do convênio ocorreu no Hall Nilo Peçanha, na sede da UTFPR, em Curitiba, e contou com a presença do reitor da Universidade, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho; da vice-reitora, Tangriani Simioni Assmann; do pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Silvestre Labiak Junior; e do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. O acordo abrange os 13 campi da UTFPR, com foco em capacitações e treinamentos voltados para alunos, servidores, empresários e gestores dos ambientes de inovação da Universidade.

“Estamos felizes com essa nova possibilidade de somar forças com o Sebrae. Firmar esse convênio nos ajuda a levar o conhecimento científico para além dos muros da universidade e vai nos permitir contribuir ainda mais para a geração de riquezas no Estado, e também para a inclusão, democratizando a tecnologia e a inovação”, destacou o reitor Schiefler Filho.

Vitor Tioqueta também reforçou a importância da parceria: “Cada vez mais, nós temos que trabalhar em conjunto com a universidade, os professores e alunos, promovendo, através desse acordo, a cultura empreendedora e a inovação no ambiente da universidade e de extensão, o que reflete no ambiente de negócios para micro e pequenas empresas”. 

 

Prêmio Forjadores da Inovação

Na mesma ocasião, a UTFPR entregou o I Prêmio Forjadores da Inovação, que homenageou diversas lideranças que se destacam na promoção de políticas públicas, promovem ações e geram inovações no contexto da ciência e tecnologia, no estado. O Sebrae/PR foi duplamente homenageado por meio do gerente da Regional Curitiba, Joailson Agostinho, e do diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta.

Segundo o professor Labiak Junior, um dos idealizadores do prêmio, “mais do que reconhecer e agradecer pelo trabalho inovador dessas personalidades, o objetivo da universidade é nos aproximar cada vez mais dessas pessoas que militam na área da educação e veem na inovação uma porta de acesso para mais qualidade de vida e mais riqueza para toda a sociedade”.

Joailson Agostinho, ao receber o prêmio, ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Ninguém faz nada sozinho, e meu nome não estaria neste prêmio se não fosse o trabalho conjunto de todos os colaboradores do Sebrae espalhados pelo Paraná. Meu agradecimento principal vai para cada um deles”, dedicou.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, expressou sua gratidão.  “Fiquei muito feliz em receber o Prêmio Forjadores da Inovação. É um reconhecimento não somente para mim, mas para todo o trabalho que o Sebrae faz no âmbito da inovação, sempre com foco no ambiente para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, agradeceu.

 

Os demais agraciados com a estatueta do Forjador foram:

- Aldo Nelson Bona – secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

- Graciela Bolzon de Muniz – vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

- Irineu Mário Colombo – diretor-superintende do Itaipu Parquetec

- Murilo Pereira Moisés – professor da UTFPR - Campus Apucarana

- Ramiro Wahrhaftig – presidente da Fundação Araucária

- Silviane Aparecida Tibola – tecnóloga em Alimentos da UTFPR - Campus Dois Vizinhos

- Tonia Mansani – presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento do Município de Ponta Grossa

- Vladimiro Miranda – diretor-presidente da Inesc Brasil