Empreender Caciopar
Lideranças empresariais do Oeste do Paraná se reúnem em Marechal Rondon para fortalecer desenvolvimento regional
Primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo da Caciopar reúne representantes de 23 associações comerciais e reafirma compromisso com a integração econômica e institucional da região
24/05/2025 15h39
Por: João Livi
Lideranças empresariais e autoridades locais reunidas na Acimacar durante a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Caciopar em 2025. (Foto: Divulgação)

Em  Marechal Cândido Rondon na manhã deste sábado aconteceu a primeira reunião de 2025 do Conselho Deliberativo da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). O encontro foi na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e contou com a presença de presidentes e vice-presidentes de 23 entidades empresariais da região.

A abertura oficial foi conduzida por Paulo Grenzel, presidente do Conselho Deliberativo da Caciopar, que destacou o papel estratégico da união entre as lideranças empresariais para impulsionar o desenvolvimento econômico regional. “A força da nossa região está na nossa capacidade de trabalhar juntos, alinhando propósitos em torno de um Oeste mais competitivo e sustentável”, afirmou Grenzel.

Reni Fernande, presidente da Caciopar, reforçou a fala do colega ao sublinhar a importância da coesão entre as associações para fortalecer o ambiente de negócios no Paraná. “Reunir essas lideranças é fundamental para construir uma agenda comum e colocar em prática ações que realmente impactem nossas cidades”, declarou.

O evento também contou com a participação de autoridades locais, como o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes, e o presidente da Câmara Municipal, Valdir Sachser. Ambos reiteraram o apoio institucional às iniciativas que visam fomentar o empreendedorismo e a integração regional.

Além da troca de experiências e alinhamentos estratégicos, a reunião teve como objetivo reafirmar a identidade colaborativa da Caciopar, que há décadas atua como elo entre as associações comerciais e o poder público. As pautas debatidas abrangeram desde melhorias na infraestrutura regional até ações voltadas à qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo jovem.