A valorização da atuação dos profissionais de educação física no sistema público de saúde voltou a ser pauta na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon. Na sessão ordinária do dia 12 de maio, o vereador Cristiano Luis Metzner (Suko) apresentou o Requerimento nº 189/2025, solicitando que seja enviado ofício ao Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, com o pedido de inclusão dos educadores físicos no cargo de promotor de saúde profissional, previsto no Quadro Próprio dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (QPSS).
A justificativa parte do princípio de que esses profissionais desempenham papel estratégico tanto na prevenção de doenças quanto na promoção da qualidade de vida e reabilitação funcional da população. Para o autor do requerimento, reconhecer oficialmente essa contribuição por meio da inclusão da categoria no quadro funcional do Estado representa um avanço nas políticas públicas de saúde.
A proposta também está alinhada com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que diz respeito à atenção primária, e reforça a necessidade de ampliar o alcance das ações de promoção da saúde em municípios como Marechal Cândido Rondon e em outras regiões do Paraná.
O requerimento aguarda aprovação em plenário para que o ofício possa ser formalmente encaminhado ao secretário Beto Preto.