Cidades Novo cadeião
Nova cadeia pública pode ser construída fora do centro de Marechal Rondon
Reunião entre gestores municipais e representantes do Depen-PR fortalece plano de realocação da atual unidade prisional
09/05/2025 13h16
Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
Reunião realizada na Prefeitura Municipal, onde estiveram presentes representrantes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen-PR) e da administração municipal. (Foto: Assessoria/Prefeitura)

Uma nova unidade prisional pode ser construída em Marechal Cândido Rondon, distante da região central da cidade. A proposta foi discutida na última quinta-feira (8), durante reunião entre agentes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen-PR) e representantes da administração municipal.

O encontro ocorreu na prefeitura e contou com a presença do prefeito Adriano Backes, do vice-prefeito Vanderlei Sauer e do secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Carlton Hennig. Representando o Depen-PR, participaram Thiago Correia (coordenador regional), Alexandre Augusto Olmedo (chefe das cadeias da regional de Cascavel), Clovis Lemos (representante da coordenação estadual), Luiz Carlos Giublin Júnior (engenheiro) e Paulo Roberto Lorenz (gestor da cadeia pública local).

O foco da conversa foi a possível construção de uma nova cadeia pública em uma área mais afastada da zona urbana. A medida visa transferir os detentos atualmente custodiados no centro da cidade, com o objetivo de aumentar a segurança para a população e modernizar a infraestrutura prisional.

Após a reunião, a comitiva visitou o terreno sugerido para abrigar a nova unidade e também esteve na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), onde foi recebida pelo diretor-executivo Fábio Alexandre Regelmeier.

A equipe do Depen visitou uma das possíveis áreas.

A iniciativa ganhou respaldo após articulações entre diferentes entidades do município. Representantes do Conselho da Comunidade, do Conselho de Segurança, do Ministério Público e da Acimacar estiveram recentemente em Curitiba, em reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira. Na ocasião, foi firmado um compromisso: a prefeitura ficará responsável por ceder o terreno, enquanto o Governo do Paraná assumirá a construção da nova cadeia.

A expectativa é de que, com a união de esforços entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada, o projeto avance para a fase de planejamento técnico e orçamentário. A proposta é tratada como prioridade para resolver problemas estruturais e de segurança da atual unidade, localizada em uma área urbana consolidada.