Cidades Sessão da Câmara
Vereador pede ação para controlar infestação de moscas varejeiras nas propriedades do interior do município
Ele sugere replicar experiências bem-sucedidas, como a adotada pelo município vizinho de Pato Bragado
06/05/2025 09h16
Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
Vereador Fernando Nègre. (Foto: Assessoria/Câmara Municipal)

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realizada em 5 de maio de 2025, o vereador Fernando Cesar S. do Nascimento (Fernando Nègre), teve quatro requerimentos aprovados pelo plenário. As propostas tratam de temas para o cotidiano da população, como a transparência no uso de câmeras de monitoramento, a construção de equipamentos públicos por meio do PAC 2025 e o combate a pragas em áreas rurais.

Monitoramento e transparência

Por meio do Requerimento nº 173/2025, Nègre solicitou ao Executivo Municipal informações detalhadas sobre o sistema de câmeras de vigilância instalado em diversos pontos da cidade. O pedido busca esclarecer dúvidas da população sobre o uso e a finalidade desses equipamentos, levantando questionamentos sobre quem é o responsável por operá-los, se há integração com forças de segurança estaduais e federais, se existe regulamentação sobre armazenamento e acesso às imagens e se os cidadãos podem ter acesso ao conteúdo gravado. O objetivo é reforçar a função fiscalizatória do Legislativo e promover maior transparência quanto ao uso de recursos públicos.

Nova sede para o CAPS

No Requerimento nº 174/2025, o vereador propôs o envio de ofício ao deputado federal Elton Welter e ao prefeito Adriano Backes para que intercedam junto ao Governo Federal pela destinação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2025) à construção de uma nova sede para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no loteamento Wasem, bairro Boa Vista. A solicitação tem como base o aumento da demanda por atendimentos e a necessidade de um espaço mais adequado, além de buscar aliviar o orçamento municipal ao utilizar verbas federais disponíveis por meio da proposta nº 36000008858/2025.

Espaço de lazer e convivência

Outro requerimento com foco no PAC 2025 é o de número 182/2025. Nele, Fernando Nègre sugere a criação de um Espaço Esportivo Comunitário no loteamento Augusto, voltado à prática de esportes, lazer e promoção da convivência entre moradores da região. O parlamentar justifica o pedido com base na importância da inclusão social, prevenção de vulnerabilidades entre jovens e melhoria da qualidade de vida. O recurso solicitado está vinculado à proposta nº 51000001967/2025 do programa federal.

Controle de moscas varejeiras 

Por fim, o Requerimento nº 183/2025 trata de uma preocupação recorrente entre produtores rurais: a infestação de moscas varejeiras nas propriedades do interior do município. O vereador solicita que o Executivo autorize a realização de palestras técnicas com especialistas, ações educativas, distribuição de material informativo e visitas práticas nas áreas afetadas, com envolvimento da Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária e outros órgãos. A ideia é replicar experiências bem-sucedidas, como a adotada pelo município vizinho de Pato Bragado, para minimizar os prejuízos causados pelos insetos à saúde animal, humana e à economia local.