O Sebrae/PR promove no dia 12 de maio, a partir das 8h, o lançamento oficial de dois dos principais eventos voltados à inovação no Paraná: o ELI Summit e o ConectaPR. O encontro será realizado na sede da instituição, em Curitiba, e marcará o início de uma nova etapa na articulação de ecossistemas de inovação e fortalecimento das startups no Estado.
A programação inclui a apresentação das temáticas centrais dos eventos e um momento de reconhecimento a parceiros estratégicos. Além disso, haverá a assinatura de um termo de cooperação entre o Sebrae/PR, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e a Fundação Araucária, reforçando o compromisso institucional com o fomento a projetos de base tecnológica.
A inovação começa aqui
O lançamento integra duas propostas complementares que convergem para o mesmo propósito: criar um ambiente favorável à inovação. O ELI Summit, que ocorre em 10 de julho, será o primeiro da sequência. Com foco nos ecossistemas locais de inovação (ELIs), vai reunir representantes de 40 municípios que utilizam a metodologia do Sebrae para estruturar suas políticas públicas e projetos de incentivo à inovação. A programação inclui painéis e workshops voltados a gestores públicos e instituições que atuam diretamente na modelagem de ambientes empreendedores regionais.
Já nos dias 11 e 12 de julho, será a vez do ConectaPR, evento voltado diretamente ao público empreendedor. A iniciativa chega à sua 10ª edição consolidando-se como um dos maiores encontros de startups do Paraná. Na edição de 2024, o evento reuniu 1.300 participantes, 113 startups e promoveu 67 palestras ao longo de 48 horas de conteúdos imersivos. Este ano, o tema será “soluções para o futuro impulsionadas por pessoas”, destacando o papel humano na construção da inovação.
Conhecimento e oportunidade
Embora distintos, os dois eventos compartilham uma visão integrada de inovação como vetor de desenvolvimento econômico e social. De acordo com Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, a complementaridade das propostas amplia o impacto das ações e fortalece as conexões entre agentes públicos, privados e empreendedores.
“No ConectaPR, o empreendedor vai conhecer ferramentas, conteúdos e potenciais parceiros que podem contribuir para o impulsionamento do seu negócio e suas soluções inovadoras. Porém, isso também beneficia os participantes do ELI Summit, pois a grande força dos ecossistemas locais está justamente na promoção de empresas inovadoras, como são as startups”, afirma Tortato.
Para Alan Alex Debus, coordenador estadual de Inovação do Sebrae/PR e gestor do ELI Summit, o fortalecimento dos ecossistemas locais é fundamental para a maturação das ideias inovadoras e sua sustentabilidade a longo prazo.
“A potência de um ecossistema está em sua capacidade de melhorar a jornada do empreendedor, em um processo que contempla desde a ideação até a operação dos projetos. Para este ano, o ELI Summit irá discutir, entre outros pontos, a identificação de negócios e a capacidade das governanças em monitorar o crescimento de pequenas empresas”, ressalta Debus.
Inscrições abertas
O evento de lançamento do dia 12 de maio está com inscrições abertas, e a expectativa é reunir novamente representantes de startups, empresas de tecnologia, lideranças setoriais e gestores públicos. Com uma agenda estratégica e colaborativa, o Sebrae/PR busca não apenas impulsionar o ecossistema de inovação do Paraná, mas também posicionar o Estado como referência nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto real na vida das pessoas.