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Vereadores cobram do DNIT andamento de duplicação da BR-163
Parlamentares de Marechal Cândido Rondon reforçam apelo por infraestrutura segura e eficaz entre os municípios do Oeste do Paraná
29/04/2025 10h19
Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
A reforma estrutural da Ponte de Guaíra é defendida pelos vereadores rondonenses. (Foto: Reprodução)

Em um movimento unificado, os vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovaram nesta segunda-feira (28) o Requerimento nº 166/2025, que será encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O documento solicita informações sobre o andamento de três importantes obras estruturais que envolvem a BR-163, no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, e a ponte Ayrton Senna, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

A proposta, aprovada por unanimidade, foi assinada por 13 vereadores, que expressaram preocupação com o atraso nas intervenções e os riscos enfrentados diariamente por motoristas que utilizam a rodovia. O requerimento será endereçado ao diretor-geral do DNIT, engenheiro Fabrício de Oliveira Galvão, com pedido de respostas concretas e atualização sobre os projetos.

Duplicação entre Marechal Rondon e Guaíra segue estagnada

Apesar da duplicação da BR-163 estar concluída no trecho entre Cascavel e Marechal Cândido Rondon, o percurso de aproximadamente 63 quilômetros entre Marechal Rondon, Mercedes e Guaíra ainda permanece em pista simples. O alto fluxo de veículos e o grande número de acidentes registrados ao longo dos anos levaram os parlamentares a reforçar o apelo por urgência nas obras.

Essa situação representa um perigo constante para quem depende da rodovia. Precisamos de ações concretas e não apenas promessas. A duplicação não é um luxo, é uma necessidade vital”, pontuaram os autores.

Contorno de Guaíra e ponte Ayrton Senna  

Outro ponto destacado é a necessidade de construção de um contorno rodoviário em Guaíra, que permita o acesso direto à ponte Ayrton Senna sem a necessidade de atravessar a região central da cidade. A medida, segundo os vereadores, não apenas melhoraria o tráfego como também reduziria impactos urbanos e ambientais no município vizinho.

Já a ponte Ayrton Senna, inaugurada em 1998, carece de uma reforma estrutural completa, além de melhorias na iluminação e sinalização. Com tráfego médio de 15 mil veículos por dia, chegando a 20 mil em períodos de pico, a estrutura é considerada estratégica para a logística regional e nacional.

União de forças na região oeste

A iniciativa dos vereadores rondonenses soma-se às reivindicações já encaminhadas pelas câmaras municipais de Guaíra, Mercedes e Quatro Pontes, formando um bloco político regional em defesa da melhoria da BR-163. Para os parlamentares, esse alinhamento reforça o peso do pedido junto ao governo federal.

Assinaram o requerimento os vereadores:

São obras estruturantes que extrapolam interesses municipais. Estamos falando de vidas, de desenvolvimento regional e de respeito com quem depende da BR-163 todos os dias”, reforça o vereador Coronel Welyngton, um dos proponentes do requerimento.