Eventos Árvore do Papa
Plantio de Ipê-branco simboliza legado de Francisco em Toledo
Cerimônia para o plantio reúne fiéis e autoridades em homenagem ao Papa no Parque Ecológico Diva Paim Barth
28/04/2025 13h41
Por: João Livi
Pe. André Boffo Mendes, presidente executivo da Cáritas Diocesana de Toledo, coordenou o evento. (Foto: Assessoria/Prefeitura de Toledo)

Num gesto carregado de significado e memória, a Cáritas Diocesana e a Prefeitura de Toledo promoveram neste sábado (26) o plantio da “Árvore do Papa”, em homenagem a Francisco, falecido no último dia 21 de abril. A muda de Ipê-branco agora cresce ao lado do letreiro “Eu amo Toledo”, no coração do Parque Ecológico Diva Paim Barth, eternizando a lembrança do líder religioso.

O ato solene contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do deputado federal Dilceu Sperafico, das secretárias Sheila Delava (Desenvolvimento Humano) e Eliane Bombardelli (Mulher), além do secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso. Fiéis católicos acompanharam a cerimônia, que teve início com uma breve reflexão sobre o Evangelho, seguida por preces e pela entoação da canção “A Oração de São Francisco de Assis”.

Após a celebração, uma pequena procissão conduziu a muda de Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) até o local destinado ao plantio. A árvore, escolhida por sua simbologia de paz e resistência, representa o chamado de Francisco à proteção da natureza, um tema fortemente presente em sua vida e em sua Encíclica Laudato Si’, que em maio completa dez anos de publicação.

Pe. André Boffo Mendes, presidente executivo da Cáritas Diocesana de Toledo e coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, ressaltou a importância do momento. “Todas as vezes que passarmos por este local, observando o entorno, a beleza das flores, ou mesmo quando encontrarmos a sombra desta árvore que crescerá, nos lembraremos do legado deste grande homem, não só líder religioso, mas um grande ser humano”, afirmou o religioso.

Segundo Pe. André, a iniciativa do plantio nasceu da mobilização espontânea dos fiéis e contou com o apoio imediato da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Após o plantio, uma placa provisória de identificação foi instalada ao lado da árvore, e os presentes se deram as mãos em um círculo, encerrando o momento com uma oração.

O Parque Ecológico Diva Paim Barth, que abriga o Lago Municipal, é uma das principais áreas verdes de Toledo e reforça a interrelação entre o homem e a natureza — um dos princípios defendidos por Francisco em seu pontificado. “O apelo pela conservação ambiental e pela integração homem-natureza é uma questão universal que preocupa todos nós”, finalizou Pe. André.