Representantes de associações comerciais e empresariais (ACEs) de 13 municípios da região Oeste do Paraná participaram, nesta quarta-feira, de uma reunião estratégica promovida pela Microrregional 1 da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Missal (Acimi) e definiu pautas relevantes para o fortalecimento do ambiente de negócios na região.
Um dos principais focos da reunião foi a parceria com a Fomento Paraná para facilitar o acesso ao crédito por parte dos empresários locais. Durante a apresentação conduzida pelo diretor de operações da instituição, Renato Maçaneiro, e pelo gerente de mercado, Luciano Martins, foram detalhadas as linhas de financiamento disponíveis, bem como os critérios de adesão. O objetivo é impulsionar micro e pequenos negócios com recursos acessíveis e orientação técnica.
Fomento ao empreendedorismo
Outro ponto de destaque foi a continuidade das capacitações voltadas à inserção de empreendedores em processos de compras públicas. A ideia é fortalecer o vínculo entre empresas locais e prefeituras, estimulando a economia regional por meio da venda de produtos e serviços para o setor público.
“Vamos elaborar um convite padrão direcionado aos prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento econômico ou indústria e comércio, procuradores dos municípios, presidentes das câmaras de vereadores, diretores das associações comerciais e outras lideranças regionais”, explicou Jolmir Raimundi, diretor da Microrregional 1 e integrante da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (Acismi).
Feira do Empreendedor
A programação também incluiu a apresentação de uma parceria entre o Sebrae, a Prefeitura de Missal e a Acimi. O objetivo é incentivar a participação de empreendedores da região na Feira do Empreendedor, que ocorrerá de 5 a 7 de junho, em Cascavel. Pela primeira vez realizada no Oeste do Paraná, a feira reunirá oportunidades de negócios, acesso a crédito, palestras, workshops e uma ampla oferta de serviços voltados ao desenvolvimento empresarial.
Demandas estruturais
Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião, está a elaboração de um ofício a ser enviado ao Corpo de Bombeiros com o pedido de mais agilidade na aprovação de projetos de prevenção de incêndios em empresas da região. A iniciativa é uma demanda recorrente, especialmente em setores que necessitam de regularizações rápidas para manter suas atividades. “Esse pedido será formalizado e tem como base a urgência de muitos empresários em obter respostas para seguir com seus investimentos”, afirmou Claudete Remor, diretora adjunta da Microrregional 1 e representante da Acisa (Santa Helena).
A reunião também destacou ações inovadoras de fomento ao associativismo. Um exemplo é a cartilha desenvolvida pela Acimi para a Semana do Associativismo, realizada em abril. Voltada ao público infantil e juvenil, a publicação apresenta, de forma interativa e lúdica, conceitos sobre o funcionamento de uma associação comercial, a importância do empreendedorismo e o papel da colaboração entre empresas.
Agenda e abrangência
A próxima reunião da Microrregional 1 está agendada para o dia 12 de maio, no município de Vera Cruz do Oeste. A microrregional reúne representantes dos municípios de Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Pedro do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.