Educação Isenção Enem
Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 começa hoje
Solicitação deve ser feita pela Página do Participante entre os dias 14 e 25 de abril, com atenção aos critérios e documentos exigidos
14/04/2025 08h34
Por: João Livi
O pedido de isenção da taxa do Enem deve ser feito de hoje (14) até o dia 25 de abril. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 sem arcar com o custo da taxa de inscrição precisam estar atentos ao prazo para solicitar a gratuidade. O período vai de 14 a 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, acessível com o login do portal Gov.br.

Para fazer o pedido de isenção, o candidato deverá informar CPF e data de nascimento, sendo necessário que os dados estejam em conformidade com o cadastro na Receita Federal.

Quem tem direito à isenção?

A gratuidade no Enem é garantida a candidatos que se enquadrem em, pelo menos, uma das seguintes situações:

Os candidatos precisam apresentar documentos comprobatórios, listados no Anexo II do edital. Entre eles, está a declaração escolar ou o comprovante de renda.

E quem faltou no Enem 2024?

Candidatos que conseguiram isenção no Enem do ano passado, mas não compareceram aos dias de prova, deverão apresentar justificativa de ausência para solicitar a nova gratuidade em 2025. O prazo para isso será o mesmo da solicitação de isenção: 14 a 25 de abril.

A justificativa deve ser inserida na própria Página do Participante. O Inep alerta que não serão aceitos documentos autodeclaratórios nem emitidos por pais ou responsáveis. A ausência precisa ser comprovada com documentação oficial.

Calendário da isenção

As inscrições no Enem 2025 ocorrerão posteriormente, após publicação de um edital específico com novas datas e regras.

Porta de entrada para o ensino superior

Desde sua criação em 1998, o Enem tornou-se a principal avaliação do ensino médio no país. Seu desempenho é utilizado em programas federais como o Sisu, ProUni e o Fies, além de ser aceito em instituições de ensino superior em Portugal, por meio de acordos firmados com o Inep.

A prova também contempla participantes privados de liberdade ou que estão sob medidas socioeducativas, em datas diferenciadas do cronograma regular.

Fique atento!
A isenção da taxa de inscrição não equivale à inscrição automática no Enem. Mesmo que o pedido seja aceito, o participante deverá realizar a inscrição no período oficial, a ser divulgado futuramente.