Eventos Educação
Inclusão e transformação: seminário reúne mais de 400 profissionais para discutir educação especial no Oeste do Paraná
Evento realizado em Cascavel fortalece formação continuada e propõe caminhos para uma educação mais inclusiva e crítica nas redes municipais de ensino
05/04/2025 07h42 Atualizada há 1 dia
Por: João Livi Fonte: Lindeiros
Mais de 400 pessoas participaram do encontro. (Foto: Assessoria/Lindeiros)

Mais de 400 profissionais da educação de 41 municípios participaram, nesta quinta-feira (3), do primeiro Seminário Regional para Profissionais da Educação de 2025, realizado em Cascavel. O evento marcou uma importante articulação entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a Itaipu Binacional, a prefeitura de Cascavel e o Governo Federal, dentro das ações do programa Itaipu Mais que Energia.

A iniciativa integra o convênio Linha Ecológica, firmado entre Itaipu e o Conselho dos Lindeiros, e tem como propósito fortalecer a formação continuada de professores, secretários e diretores das redes municipais, com foco na educação especial e na inclusão de estudantes com deficiência nas escolas públicas do Oeste do Paraná.

Formação com base na teoria  

O seminário teve como eixo central a discussão sobre a educação infantil e básica a partir de uma abordagem crítica e fundamentada. As palestras foram conduzidas por dois nomes de destaque nacional: a professora doutora Marilda Gonçalves Dias Facci e o professor doutor Angelo Antônio Abrantes.

A gente trouxe algumas discussões para o professor refletir e estar instrumentalizado para desenvolver uma prática na escola que leve em conta as diferenças que existem nas várias crianças, mas sempre garantindo que todas possam aprender”, destacou Marilda Facci, especialista em psicologia educacional e referência na área de inclusão escolar.

Já o professor Angelo Abrantes enfatizou o papel do conhecimento científico no processo formativo das crianças: “Na escola, os estudantes, primeiro, têm que estudar e se vincular com o conhecimento científico, artístico, filosófico, e não com o saber cotidiano que ele teria em qualquer outro espaço. Então é este nosso horizonte de trabalho”.

Cooperação interinstitucional  

Para o presidente do Conselho dos Lindeiros, Antônio França Benjamim, a união de forças entre as instituições é essencial para enfrentar os desafios da educação inclusiva. “Eu, como presidente do Conselho dos Lindeiros, juntamente com o presidente da Amop e outras lideranças, acompanhamos de perto e damos todo o apoio a esse tema, que é tão importante e cada vez mais relevante: a inclusão e a educação especial”, afirmou.

Rodrigo Schanoski, presidente da Amop, destacou o potencial multiplicador do evento: “Tivemos a presença de 41 municípios que, com certeza, vão levar muito conhecimento para dentro das salas de aula e aperfeiçoar o trabalho, principalmente na questão da inclusão dos nossos alunos”.

Uma rede fortalecida  

O seminário evidenciou a importância de espaços coletivos de formação e diálogo entre os profissionais da educação pública, sobretudo em temas que exigem constante atualização, como a educação especial. A proposta do evento foi criar oportunidades de reflexão, troca de experiências e capacitação prática, consolidando o compromisso das instituições envolvidas com uma educação de qualidade, equitativa e transformadora.