A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon promoveu, nos dias 28 e 31 de março, uma capacitação voltada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), abrangendo agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). O treinamento teve como foco o aprimoramento das estratégias de prevenção e combate às arboviroses, com ênfase na dengue e chikungunya.
A iniciativa teve como objetivo atualizar os agentes sobre os principais sinais e sintomas das doenças, suas formas de transmissão e tratamentos. Além disso, o encontro reforçou a importância da integração dos profissionais da saúde para o enfrentamento dessas doenças, ampliando o impacto das ações junto à comunidade.
Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, os agentes têm papel essencial na identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de serem responsáveis por orientar a população sobre medidas preventivas. “Esses profissionais estão na linha de frente da prevenção e conhecem de perto a realidade das comunidades. Por isso, é fundamental que a população os receba bem, pois estão ali para proteger suas famílias e vizinhanças”, destacou.
Para reduzir a proliferação do mosquito transmissor, algumas ações preventivas são fundamentais:
Eliminar recipientes que possam acumular água, como pneus e garrafas;
Manter calhas e lajes sempre limpas;
Utilizar areia nos pratos de plantas;
Tampar caixas d’água e tonéis.
Os primeiros sinais das doenças podem ser confundidos com outras infecções virais. Conheça os principais sintomas:
Febre alta repentina (acima de 38°C);
Dor de cabeça e atrás dos olhos;
Dores musculares e articulares;
Manchas vermelhas na pele;
Sangramento de mucosas;
Aumento do fígado.
Febre intensa;
Dores e inchaço nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés;
Náuseas, vômitos e dor de garganta;
Dor abdominal e diarreia.
Caso apresente sintomas, busque atendimento na UBS mais próxima. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A adoção de medidas preventivas e o diagnóstico rápido são fundamentais para evitar complicações e reduzir o impacto das doenças na população.