Saúde Dengue
Profissionais da saúde de Marechal Cândido Rondon são capacitados para combater dengue e chikungunya
Treinamento reforça estratégias de prevenção e atendimento nas UBS
01/04/2025 15h13
Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias participaram do curso. (Foto: Assessoria/Prefeitura)

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon promoveu, nos dias 28 e 31 de março, uma capacitação voltada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), abrangendo agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). O treinamento teve como foco o aprimoramento das estratégias de prevenção e combate às arboviroses, com ênfase na dengue e chikungunya.

A iniciativa teve como objetivo atualizar os agentes sobre os principais sinais e sintomas das doenças, suas formas de transmissão e tratamentos. Além disso, o encontro reforçou a importância da integração dos profissionais da saúde para o enfrentamento dessas doenças, ampliando o impacto das ações junto à comunidade.

Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, os agentes têm papel essencial na identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de serem responsáveis por orientar a população sobre medidas preventivas. “Esses profissionais estão na linha de frente da prevenção e conhecem de perto a realidade das comunidades. Por isso, é fundamental que a população os receba bem, pois estão ali para proteger suas famílias e vizinhanças”, destacou.

Medidas simples fazem a diferença

Para reduzir a proliferação do mosquito transmissor, algumas ações preventivas são fundamentais:

Fique atento aos sintomas

Os primeiros sinais das doenças podem ser confundidos com outras infecções virais. Conheça os principais sintomas:

Dengue:

Chikungunya:

Caso apresente sintomas, busque atendimento na UBS mais próxima. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A adoção de medidas preventivas e o diagnóstico rápido são fundamentais para evitar complicações e reduzir o impacto das doenças na população.