Meio Ambiente Visita à ETA
Alunos do Colégio Estadual Quatro Pontes participam de visita técnica e aprendem sobre o tratamento da água
Estudantes do 6º ano conhecem de perto o funcionamento da ETA e buscam conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos
27/03/2025 15h43
Por: João Livi Fonte: SAAE
Visita dos alunos do Colégio Estadual de Quatro Pontes a ETA do SAAE. (Foto: Assessoria/SAAE)

Nesta semana, alunos do 6º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes – Ensino Fundamental e Médio tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de captação, tratamento e distribuição da água. A visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon fez parte do encerramento das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, promovidas pelo município de Quatro Pontes.

Acompanhados pela professora Ângela Maria Kochepka e pelo diretor do Departamento de Ação Ambiental, Evaldo Gonçalves de Assis, os 51 alunos tiveram uma imersão no funcionamento da ETA. Durante a visita, foram guiados pelo diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier, juntamente com a assessora de programas e projetos, Sandra Lamb, e o operador de estação de captação, tratamento e distribuição de água, Robson Henrique da Silva Vieira.

A atividade permitiu aos estudantes observar cada etapa do tratamento da água, desde a captação até a distribuição, proporcionando um aprendizado prático e dinâmico. O objetivo foi conscientizar os jovens sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do consumo consciente.

Conscientização ambiental  

A visita técnica reforçou a importância de atitudes sustentáveis e do papel de cada indivíduo na proteção dos recursos naturais. Para os estudantes, conhecer o funcionamento da ETA ampliou a compreensão sobre a necessidade de cuidar da água desde a fonte até o consumo final.

Esse tipo de atividade desperta nos alunos um senso crítico sobre o uso da água e sua conservação. Entender o trabalho envolvido no tratamento e distribuição faz com que eles percebam a necessidade de evitar o desperdício e adotar práticas mais sustentáveis”, destacou Fábio Alexandre Regelmeier.

Impacto educacional 

Ao promover a visita, a iniciativa não apenas encerrou as atividades do Dia Mundial da Água, mas também incentivou um compromisso duradouro com a preservação ambiental. A interação direta com profissionais da área permitiu aos alunos visualizar de forma clara a relação entre meio ambiente, gestão da água e qualidade de vida.