Cultura Arquivo Público
Em nova exposição, Arquivo Público do Paraná narra jornada dos imigrantes no Estado
A mostra é composta por registros fotográficos, livros de registros com os dados dos imigrantes que desembarcaram no Paraná pelo atual Porto de Paranaguá, documentos das hospedarias onde ficavam, além de peças raras e originais. Os visitantes podem conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Arquivo Público do Paraná.
08/08/2024 09h34 Atualizada há 2 meses
Por: João Livi Fonte: AEN
Em nova exposição, Arquivo Público do Paraná narra jornada dos imigrantes no Estado Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Arquivo Público do Paraná abre na próxima quarta-feira (14) a exposição "Raízes Paranaenses: A Jornada dos Imigrantes no Paraná", que apresentará documentos históricos e registros significativos que narram a trajetória dos imigrantes e demais povos que chegaram no Estado. A exposição traz boa parte da documentação encontrada no acervo do Arquivo, que é coordenado pela Secretaria da Administração e da Previdência. A abertura oficial acontece a partir das 10 horas na sede do Arquivo (Rua dos Funcionários, 1796 - Cabral).

A mostra é composta por registros fotográficos, livros de registros com os dados dos imigrantes que desembarcaram no Paraná pelo atual Porto de Paranaguá, documentos das hospedarias onde ficavam, além de peças raras e originais. Entre os destaques está a pintura do Índio Guairacá, obra do escultor e pintor João Zaco Paraná, um imigrante polonês naturalizado brasileiro em 1923.

A exposição também reúne registros de diversas comunidades que contribuíram para a formação do Paraná, incluindo indígenas, afrodescendentes, poloneses, alemães, italianos e japoneses.

Os visitantes podem conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Arquivo Público do Paraná. A previsão é que a exposição perman

Serviço mais procurado

Entre os atendimentos mensais prestados pelo Arquivo Público do Paraná, cerca de 90% das solicitações dizem respeito aos Registros de Imigrantes. Com aproximadamente 100 mil documentos sobre imigração, a maioria já digitalizada, o acervo possui registros desde a segunda metade do século 19. Esses registros são fundamentais para famílias que estão em processo de obtenção de dupla cidadania com os países de origem dos imigrantes.

 

Especiais Digital está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe boas notícias: Whatsapp